Programa de Formação de Professoræs- Unifal-MG e SMED-Alfenas/MG juntas por uma educação democrática e inclusiva

                 No dia 25 de junho realizamos o primeiro encontro do PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, coordenado pelas professoras Débora Felício Faria e Vanessa Cristina Girotto. Esta é uma proposta que vem sendo gestada desde 2017 em parceria com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Alfenas-MG e que finalmente ganhou corporeidade. Durante este encontro tivemos a participação da professora Carla Helena Fernandes e das estudantes: Ana Elisa Lacerda; Bruna de Fátima Figueiredo e Dayse Venâncio, todas do curso de Pedagogia da Unifal-MG. O programa está estruturado em dois projetos: Diálogos em rede: experiência e protagonismo docente e Ações dialógicas: educação e transformação social, cujas ações estão articuladas entre si, pois possuem a mesma raiz teórico-metodológica: a prática da construção do conhecimento por meio da pesquisa, tendo as experiências vividas na sociedade, cultura, escola, com o estudante, na docência, como elementos basilares para a formação. Organizados por eixos temáticos, os projetos contemplam atividades voltadas para as diferentes etapas e modalidades de ensino: educação infantil, ensino fundamental, educação de pessoas jovens e adultas, educação especial e educação inclusiva. Além desses projetos, temos também o Grupo de Estudos em aprendizagem dialógica e o Seminário: compartilhando experiências, tecendo saberes, quando apresentaremos os resultados das experiências e conhecimentos construídos durante os nossos encontros. A ideia é produzir, ao longo do percurso previsto para 2 anos de atividades, um Plano de Ação com metas de curto, médio e longo prazos a ser apresentado à Secretaria de Educação de Alfenas; além de consolidar uma Rede de professores pesquisadores em Educação, envolvendo a Educação Básica e o Ensino Superior.

No dia 25 de junho realizamos o primeiro encontro do PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORÆS, coordenado pelas professoras Débora Felício Faria e Vanessa Cristina Girotto. Esta é uma proposta que vem sendo gestada desde 2017 em parceria com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Alfenas-MG e que finalmente ganhou corporeidade. Durante este encontro tivemos a participação da professora Carla Helena Fernandes e das estudantes: Ana Elisa Lacerda; Bruna de Fátima Figueiredo e Dayse Venâncio, todas do curso de Pedagogia da Unifal-MG.

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UNIFAL-MG recebe visita de professora da Universidade Pedagógica de Moçambique

A Prof. Me. Ana Paula Moiane de Sousa, da Universidade Pedagógica de Moçambique, esteve na UNIFAL juntamente com outros professores dessa mesma Universidade.

 

26/06/2018
26/06/2018 - 20:50

Carta de Natal pela defesa da inclusão de pessoas com deficiência, de pessoas com transtornos do espectro autista e pessoas com altas habilidades/superdotação na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica.

A "Carta de Natal" resultou do II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica, I Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das IFES e I Encontro de Pesquisadores de Educação Especial da Região Nordeste e reúne as principais demandas consensuadas entre os representantes das IES, quanto ao acesso, permanência, participação e aprendizagem, para que os estudantes com deficiência e transtornos do espectro autista alcancem o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e

Projeto de acessibilidade comunicativa comemora Dia Nacional da Libras

"Espaço Convivência em Libras" prepara comunidade para interação entre surdos e ouvintes

 

24/04/2018 - 18:09

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UNIFAL-MG participa da Acolhida ao Calouro 2018/1

Em alternativa aos trotes estudantis, a UNIFAL-MG realizou a Acolhida ao Calouro, nos dias 26 e 27 de março, em Alfenas, para os ingressantes do primeiro semestre de 2018.

11/04/2018 - 18:13

Resultado Edital 01/2018 - Seleção bolsista de iniciação científica

Resultado Edital 01/2018 - Seleção bolsista de Iniciação Científica

Projeto: Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade

31/03/2018 - 20:33

Edital para bolsista - Projeto de Pesquisa Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI/UNIFAL-MG e o Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL/UNIFAL-MG comunicam aos interessados a abertura das inscrições para o processo seletivo para bolsista de Iniciação Científica, para atuação no projeto de pesquisa Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade, financiado pelo CNPq (Processo no. 442702/2016-7), sob responsabilidade local da professora Débora Felício Faria e coordenado nacionalmente e internacionalmente pelo professor José Leon Crochík do Instituto de Psicologia da USP.

14/03/2018

Edital nº 03/2017 - Programa de Apoio a Inclusão - PAI - Inscrições Abertas

Edital nº 02/2017 – Programas de Assistência Estudantil – UNIFAL-MG – PNAES

Atendendo ao Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm) a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – PRACE – da UNIFAL-MG torna público que permanecerá aberto no período de 19/09/2017 a 30/11/2017, o processo de adesão aos Programas de Assistência Estudantil da UNIFAL-MG para os acadêmicos ingressantes em 2017/2 e para os acadêmicos ainda não contemplados, matriculados nos cursos de graduação da UNIFAL-MG, modalidade presencial.

 

 

Dia Nacional de Libras é celebrado no Campus Varginha

Em comemoração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais – Libras, o curso de extensão "Língua Portuguesa - Segunda Língua para surdos", coordenado pelo intérprete de Libras, Cássio Vasconcelos, no campus Varginha da UNIFAL-MG, promoveu a divulgação da festividade exibindo um vídeo em língua de sinais, feito pelos próprios alunos e dublado pelos tutores do curso.

Regulamento dos Tradutores/Interpretes de Língua de Sinais

Regulamento para o serviço de tradução / interpretação de LIBRAS oferecido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão- NAI/ PRACE UNIFAL-MG