Ciências Biológicas – Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

 

O Curso de Ciências Biológicas foi aprovado pela Congregação, Resolução nº 003/99, em 3/8/1999 e autorizado pela Portaria MEC nº 1.202. Teve seu início em 13/3/2000 e em 2002 foi desmembrado em duas Modalidades: Bacharelado e Licenciatura. Reconhecido pela Portaria MEC nº 1.227 de 13/5/2004

 

Bacharelado (com opção de ênfase em ciências ambientais): O Curso de Ciências Biológicas-Bacharelado da Unifal-MG apresenta duas possibilidades de titulação acadêmica a critério do aluno: uma generalista, básica, apenas com título de Bacharel em Ciências Biológicas (para aqueles que não fizerem opção pela Ênfase) ou outra, que além do título de bacharel concederá a habilitação na Ênfase em Ciências Ambientais. A duração do curso é de 4 anos, período integral e a entrada é anual, feita no primeiro semestre do ano. Conta com 40 vagas.

Licenciatura: O objetivo do curso de Ciências Biológicas Licenciatura é formar professores de Ciências e Biologia para os ensinos fundamental e médio dotados de instrumentais teórico-metodológico e filosófico necessários à construção do ensino, aguçando-lhes o espírito crítico e preparando-os para o exercício da cidadania consciente. Além disso, o profissional formado nessa Modalidade é, antes de tudo, um Biólogo e como tal poderá exercer todas as funções que é direito do biólogo, desde consultorias técnicas até docência no ensino superior. A duração do curso é de 5 anos, período noturno e a  entrada é anual, feita no segundo semestre do ano. Conta com 40 vagas.