Cursos

PROGRADPró-Reitoria de Graduação
Acessohttps://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/cursos/?sitecurso=40&cursoid=2278007
Forma de IngressoAtravés do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Datas e informações disponíveis no site do INEP.
Cursos oferecidos na modalidade EAD da UNIFAL-MG.
PRPPGPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Acessohttps://www.unifal-mg.edu.br/prppg/cursos-a-distancia/
Forma de IngressoAtravés de edital próprio. O interessado deve acompanhar informações pelos portais do CEAD e da UNIFAL-MG.
Cursos oferecidos na modalidade EAD da UNIFAL-MG.
PROECPró-Reitoria de Extensão e Cultura
Acessohttps://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/comum/paginas/acoesNoPortal.php
Forma de IngressoObedecem aos critérios e condições estabelecidos pelo projeto e/ou programa de extensão ao qual está vinculado. Para saber mais acesse o site da Pró-Reitoria de Extensão. As inscrições são feitas pelo sistema CAEX (Controle de Ações de Extensão). Confira as Ações de Extensão Vigentes na Unifal-MG.
Cursos oferecidos na modalidade EAD ou presenciais da UNIFAL-MG.
CEADCentro de Educação Avançada e a Distância
Acessohttps://www.unifal-mg.edu.br/cead/cursos-livres/
Forma de IngressoObedecem os pré-requisitos e condições estabelecidas para cada curso.
Cursos oferecidos na modalidade EAD da UNIFAL-MG ou em outras instituições de ensino.
O ingresso nos cursos de graduação a distância da UNIFAL-MG é realizado exclusivamente via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando para inscrição, a nota obtida no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.
Clique aqui para ver os Cursos EAD de Graduação disponíveis na UNIFAL-MG.
Como ingressar nos cursos de Graduação EAD da Unifal-MG.

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização com duração mínima de 360 horas. Podem realizar o curso candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências dos específicos editais.

Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu EAD na UNIFAL-MG, clique aqui.

Como ingressar nos cursos de Pós-Graduação EAD da Unifal-MG.

Pós-graduações stricto sensu compreendem cursos de mestrado e doutorado que tem como público alvo candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção de discentes.

A UNIFAL-MG não oferece cursos de Pós-graduação Stricto Sensu na modalidade EAD.

Como ingressar nos cursos de Pós-Graduação EAD da Unifal-MG.
A seleção de tutoria a distância e presencial para atuar nos nos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos na modalidade de educação a distância da UNIFAL-MG  ocorre mediante edital publicado pela Reitoria de nossa universidade. Acesse este link para ficar por dentro das próximas seleções de tutoria

Como ingressar nas vagas de tutoria dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Unifal-MG.
A seleção de estagiários(as) para atuar nos núcleos acadêmico, tecnológico e administrativo do CEAD ocorre mediante edital publicado por este órgão ou conjuntamente por outros órgãos que demandem estagiários nestas áreas. Acesse este link para ficar por dentro das próximas seleções de estagiários.

Como ingressar nas vagas de estágio do CEAD.

Muito mais que informação, é interação” …

A Educação a Distância (EAD) evoluiu, deixando seu foco informacional para o interacional, ou seja, por meio da mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem, utilizando novas ferramentas de informação e comunicação via internet, estudantes e professores se envolvem nas ações educativas em lugares ou tempos diversos para construção dos conhecimentos de modo online.

A distância: Não há aulas presenciais diárias. O estudante aprende no local e horário que melhor lhe convier, seguindo um cronograma. Para isso, ele conta com material didático especialmente elaborado para esta metodologia, além do apoio de tutoria nos pólos, por telefone ou pela internet. Ocorrerá alguns encontros presenciais estabelecidos previamente em calendário acadêmico.

Semi-presencial: Embora conte com as mesmas possibilidades do curso a distância, algumas disciplinas exigem maior carga horária presencial no polo para o desenvolvimento das atividades práticas nos laboratórios.

Algumas disciplinas exigem um número mínimo de presença no pólo para a execução das aulas práticas de laboratório, trabalho de campo, trabalhos em grupo além dos estágios curriculares obrigatórios.

Todos os cursos ministrados por meio da UNIFAL-MG são credenciados pelo MEC.

Graduação: Para visualizar os Cursos de Graduação EAD na UNIFAL-MG, clique aqui.

Pós-graduação: Para visualizar Cursos de Pós-Graduação EAD na UNIFAL-MG, clique aqui.

A forma de ingresso nos cursos a distância da UNIFAL-MG é:

Graduação: Através do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Datas e informações disponíveis no site do INEP.

Pós-graduação: Através de edital próprio. O interessado deve sempre acompanhar informações pelos portais do CEAD e da UNIFAL-MG.

Existem apenas para o ingresso os mesmos requisitos mínimos que são exigidos como em cursos oferecidos na modalidade presencial: ser aprovado no processo seletivo para ingresso de estudantes e  classificado no limite de vagas oferecidas. Para ingressar efetivamente é necessário ainda para o caso da graduação ter concluído o ensino médio e para o caso da pós-graduação ter concluído curso superior de graduação.

Há cursos de especialização gratuitos e pagos. Nos cursos gratuitos há uma fonte de financiamento para o mesmo, que pode ser o próprio MEC. Quando não há uma fonte de financiamento específica, são cobradas mensalidades dos estudantes. O valor varia em função da natureza e carga horária do curso e sempre é divulgado no edital de abertura de inscrições do curso. Saiba mais: https://www.unifal-mg.edu.br/prppg/pos-graduacao-2/

O estudante conta com o suporte dos tutores, pessoas graduadas em áreas correlatas aos cursos, além do suporte técnico no CEAD. O contato poderá ocorrer por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle ou Plataforma), canais online (e-mail e Skype), telefone, fax ou mesmo pessoalmente, indo até o pólo.