O que é EAD?

Muito mais que informação, é interação” …

A Educação a Distância (EAD) evoluiu, deixando seu foco informacional para o interacional, ou seja, por meio da mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem, utilizando novas ferramentas de informação e comunicação via internet, estudantes e professores se envolvem nas ações educativas em lugares ou tempos diversos para construção dos conhecimentos de modo online.

Como funcionam os cursos?

  • A distânciaNão há aulas presenciais diárias. O aluno estuda no local e horário que melhor lhe convier, seguindo um cronograma. Para isso, ele conta com material didático especialmente elaborado para esta metodologia, além do apoio de tutoria nos pólos, por telefone ou pela internet. Ocorrerá alguns encontros presenciais estabelecidos previamente em calendário acadêmico.
  • Semi-presencial: Embora conte com as mesmas possibilidades do curso a distância, algumas disciplinas exigem maior carga horária presencial no polo para o desenvolvimento das atividades práticas nos laboratórios.

Como é realizada a parte presencial dos cursos?

Algumas disciplinas exigem um número mínimo de presença no pólo para a execução das aulas práticas de laboratório, trabalho de campo, trabalhos em grupo além dos estágios curriculares obrigatórios.

O MEC reconhece os cursos na modalidade a distância?

Todos os cursos ministrados por meio da UNIFAL-MG são credenciados pelo MEC.

Quais são os cursos oferecidos na modalidade a distância?

  • Graduação: Licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Pedagogia.

  • Pós-graduação: Especialização em Teorias e Práticas na Educação e Gestão Pública Municipal

Como ingressar nos cursos da UNIFAL-MG modalidade EAD?

A forma de ingresso nos cursos a distância da UNIFAL-MG é:

  • Graduação: Através do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Datas e informações disponíveis no site do INEP.

  • Pós-graduação: Através de edital próprio. O interessado deve sempre acompanhar informações pelos portais do CEAD e da UNIFAL-MG.

Existe alguma exigência para fazer esses cursos?

Existem apenas para o ingresso os mesmos requisitos mínimos que são exigidos como em cursos oferecidos na modalidade presencial:ser aprovado no processo seletivo para ingresso de alunos e  classificado no limite de vagas oferecidas. Para ingressar efetivamente é necessário ainda para o caso da graduação ter concluído o ensino médio e para o caso da pós-graduação ter concluído curso superior de graduação.

O curso é pago?

Não. Porque os cursos são ministrados por instituição federal de ensino. Isto, portanto, garante a gratuidade dos cursos e, ainda, a qualidade dos mesmos.

Como posso tirar dúvidas nos meus estudos?

O aluno conta com o suporte dos tutores, pessoas graduadas em áreas correlatas aos cursos, além do suporte técnico no CEAD.

O contato poderá ocorrer por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle ou Plataforma), canais online (e-mail e Skype), telefone, fax ou mesmo pessoalmente, indo até o pólo.