Tutorial – Professores

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou AVA, é um software online constituído de ferramentas voltadas para o desenvolvimento de cursos a distância, semipresenciais ou presencias para todos os níveis de estudantes.

Caso deseje obter maiores conhecimentos acesse o site https://moodle.org/.

O CEAD adota o Moodle como AVA para atender cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

O Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a realização de cursos e disciplinas a distância ou apoio para atividades presenciais. É desenhado de forma modular e permite uma grande flexibilidade para configurar, adicionar ou remover funcionalidades, sendo adequado para cursos totalmente on-line, bem como, para apoio a um curso ou disciplina presencial. Maiores informações sobre a filosofia de desenvolvimento do Moodle podem ser obtidas através do endereço: http://moodle.org

O procedimento de backup é realizado quando se deseja salvar os conteúdos e os formatos de organização da sala de aula. Na UNIFAL-MG, o Campus Virtual (Moodle) armazena esse backup online por 30 dias e também dá a possibilidade de realizar o download do arquivo de backup para o computador do usuário.

Siga o passo a passo explicado no vídeo a seguir para realizar o backup de um curso.

O procedimento de restauração de um curso é feito quando o usuário possui um arquivo de backup e deseja recuperar informações como atividades previamente elaboradas, configurações de tópicos e outros recursos que estejam inclusos no arquivo de restauração.

Siga o passo a passo explicado no vídeo a seguir para executar a restauração de um arquivo de backup.

Antes de iniciarmos a inserção de atividades e recursos na sala é bom compreendermos a sala virtual como um espaço de interação com os alunos. Dessa forma, é fundamental que o aluno tenha a compreensão do planejamento da disciplina, ou seja, como será o roteiro organizado pelo professor para o processo de ensino-aprendizagem. Isso irá facilitar para que o aluno consiga também se planejar e organizar melhor os seus estudos.

O intuito deste capítulo é apresentar ao docente da UNIFAL-MG todo o material necessário para configurar uma disciplina/sala de aula dentro do ambiente Campus Virtual (Moodle), seja para cursos de graduação ou pós graduação. 

Cada docente pode personalizar seu perfil no Campus Virtual (Moodle), adicionando uma foto e uma breve descrição de perfil. 

Siga o passo a passo explicado no vídeo a seguir para alterar seu perfil dentro da plataforma.

A opção ‘Configuração do Curso’ dá acesso às funcionalidades que irão permitir fazer alterações mais estruturais na sua disciplina, ou seja, permitirão alterar o formato e aparência do seu curso; por exemplo, se ele se apresentar em formato de tópico único (abas) ou em tópicos com rolagem de tela (de forma corrida).

Este é um recurso importante e deve ser o ponto de partida para configuração de uma sala de aula no Campus Virtual (Moodle). 

Assista ao vídeo a seguir para aprender mais sobre as configurações gerais de uma sala de aula. 

Ao acessar o curso sob sua responsabilidade, o primeiro passo para inserir conteúdos como atividades ou recursos na sala de aula virtual é habilitar as opções de edição da disciplina. 

O vídeo a seguir explica o procedimento para habilitar a edição de uma sala de aula. 

O Campus Virtual (Moodle) dispõe de uma coleção de atividades e recursos que podem ser utilizados de forma avaliativa (ou não) dentro de uma disciplina. 

O vídeo a seguir ilustra como é o procedimento para inserir uma atividade/recurso dentro de uma sala de aula. 

O Campus Virtual (Moodle) permite a inserção de imagens dentro das salas de aula, sejam elas oriundas de fontes externas ou de arquivos pessoais de cada docente. 

Siga o passo a passo a seguir para visualizar como é feita a inserção de imagens em atividades/recursos de uma sala de aula. 

O Campus Virtual (Moodle) dispõe de uma ferramenta que permite o envio de mensagens para os alunos. As mensagens podem ser enviadas de forma individual ou para um grupo de estudantes e funcionam como um bate papo dentro de uma disciplina. 

O vídeo a seguir explica como enviar mensagens pela plataforma. 

Esta seção explica como é feito o procedimento de inserção das atividades e recursos mais utilizadas dentro de uma sala de aula no Campus Virtual (Moodle), como, por exemplo, tarefas, fóruns, questionários, dentre outras. 

Este recurso possibilita a escrita de um texto que pode conter imagens, links para outras páginas e sites externos ao Campus Virtual (Moodle).

Para criar este recurso o professor precisa clicar sobre o link ATIVAR EDIÇÃO, localizado no canto superior direito da tela da área de trabalho. Após escolher um tópico do seu curso/disciplina, no qual deseja acrescentar o recurso, clique no link “Adicionar uma atividade ou recurso” e ao selecionar o recurso Página, o professor poderá configurá-lo conforme a explicação do vídeo a seguir.

O recurso Livro tem por objetivo disponibilizar materiais, podendo ser apresentado em várias páginas, podendo ter capítulos e subcapítulos. Livros podem conter tanto arquivos de mídia como textos e são úteis para exibir grande quantidade de informação que pode ficar organizada em seções.

Para criar este recurso o professor precisa clicar sobre o link ATIVAR EDIÇÃO, localizado no canto superior direito da tela da área de trabalho. Após escolher um tópico do seu curso/disciplina, no qual deseja acrescentar o recurso, clique no link “Adicionar uma atividade ou recurso” e ao selecionar o recurso Livro, o professor poderá configurá-lo a partir da explicação contida no vídeo a seguir.

O Campus Virtual (Moodle) permite a inserção dos mais diversos tipos de arquivos dentro das salas de aulas virtuais. 

O docente pode utilizar desse recurso para criar pastas com materiais bibliográficos sobre a disciplina, inserir arquivos/textos/vídeos de apoio para atividades avaliativas, dentre outras possibilidades. 

Siga o passo a passo a seguir para anexar/inserir arquivos dentro de uma sala de aula. 

O recurso denominado Rótulo tem por objetivo organizar as guias/seções das disciplinas no Campus Virtual (Moodle), permitindo a criação de títulos, textos informativos sobre o conteúdo do curso, links para arquivos, imagens e vídeos, dentre outras possibilidades. 

O vídeo a seguir explica o passo a passo para inserção de um rótulo dentro de uma sala de aula. 

O recurso URL permite que o professor forneça um link da web como parte do próprio curso. Tudo o que está online e disponível gratuitamente, tais como documentos ou imagens, podem ser ligados a URL e não necessitam ser a home page de um site.

O vídeo a seguir explica como inserir uma URL dentro de uma disciplina no Campus Virtual (Moodle). 

O recurso Pasta permite a criação de uma pasta de arquivos dentro da disciplina. 

Através de uma pasta, o professor pode organizar materiais didáticos para os alunos, como textos, livros e outras publicações acadêmicas em apenas um local de fácil acesso para seus estudantes. 

O vídeo a seguir apresenta como criar uma pasta de arquivos em uma sala de aula. 

A plataforma Campus Virtual (Moodle) dispõe de uma ferramenta de controle de presença nas salas de aulas virtuais. 

O vídeo a seguir ilustra como o docente deve proceder para utilizar o controle de presença em uma disciplina. 

Fóruns são recursos na plataforma Campus Virtual (Moodle) que permitem a discussão assíncrona entre os participantes de um curso.  Podem ser utilizados dois tipos de fórum na área do curso: um que permite interação entre os usuários e outro que não permite, por possuir uma característica unidirecional (as mensagens são enviadas somente pelo professor).

O vídeo a seguir explica o procedimento inicial para inserção de fóruns em uma sala de aula. 

O Campus Virtual (Moodle) dispõe de alguns tipos de fóruns para utilização nas salas de aula virtuais. 

Cada tipo de fórum resulta em diferentes formas de interação entre alunos, professores e tutores. 

O vídeo a seguir explica os diferentes tipos de fóruns para utilização no ambiente. 

Este vídeo apresenta como utilizar o fórum do tipo ‘Perguntas e Respostas’ em uma sala de aula no Campus Virtual (Moodle).

O chat é uma atividade de interação textual online entre professores, tutores, monitores e alunos, na qual todos se comunicam em tempo real, com data e horário previamente agendado pelo professor. Para criar esta atividade, o professor precisa clicar sobre o botão localizado no canto superior direito da tela da área de trabalho da disciplina. Escolha um tópico do seu curso/disciplina, na área de trabalho, no qual deseja acrescentar a atividade. 

O vídeo a seguir explica como inserir o recurso chat dentro de uma disciplina no Campus Virtual (Moodle). 

Atividades do tipo escolha funcionam como enquetes, ou seja, cada aluno pode escolher uma opção dentre uma lista determinada e assim auxiliar o professor no levantamento de informações. Um exemplo de uso desta atividade é quando o professor solicita aos cursistas uma opinião sobre qual o melhor horário para fazer uma web conferência. Assim, ele cria uma lista de acordo com os horários que têm disponíveis e os estudantes selecionam aquele que for mais conveniente.

Siga o passo a passo a seguir para configurar uma atividade do tipo chat dentro de uma sala de aula. 

Um questionário (também denominado quiz ou teste) consiste em uma ferramenta criada pelo professor para avaliar de forma rápida e simples o conhecimento de seus alunos através de questões dissertativas, de múltipla escolha, Verdadeiro ou Falso, dentre outras.

O vídeo a seguir instrui as opções de configurações gerais dos questionários. 

Um questionário se traduz em uma atividade composta por uma ou mais questões, que podem ser de diversos tipos (múltipla escolha, verdadeiro ou falso, discursiva, dentre outras). 

O vídeo a seguir apresenta como é feita a criação de questões que irão fazer parte de um questionário em uma disciplina no Campus Virtual (Moodle). 

O recurso ‘Tarefa’ consiste em uma atividade (avaliativa ou não) em que o professor descreve um enunciado a ser respondido pelo estudante. Como resposta, o aluno deve enviar um arquivo de volta ao professor, para ser devidamente avaliado.

O vídeo a seguir explica como o docente consegue visualizar e corrigir os arquivos enviados pelos estudantes como resposta as atividades do tipo Tarefa. 

Esta atividade proporciona a criação de um trabalho sobre um tema escolhido, que pode ser um texto online, ou um arquivo enviado (pdf, vídeo, imagem etc.), ou ainda ambos, onde, porém, a avaliação será feita pelo professor e pelos estudantes entre si, mediante um formulário de avaliação construído pelo professor.

O professor deve definir com clareza as etapas do questionário de avaliação, de modo a instruir seus estudantes a participar da atividade de maneira precisa. 

O vídeo a seguir apresenta como configurar uma atividade do tipo ‘Laboratório de Avaliação’. 

Este vídeo apresenta como configurar a atividade Podcast para uma sala de aula virtual.

O Campus Virtual (Moodle) contém inúmeras ferramentas e recursos que permitem ao professor da UNIFAL-MG a avaliar seus estudantes pela participação nas disciplinas.

Este capítulo apresenta o passo a passo para a correção de atividades no ambiente. 

Ao criar uma atividade/recurso, o professor tem a opção de torná-los avaliativos ou não. 

Para configurar uma atividade como avaliativa, o docente deve definir as configurações de nota da atividade no momento da criação da atividade. 

Sugere-se que a atividade seja configurada da seguinte forma: 

No momento de criação da atividade/recurso, no campo Nota, deixa-se selecionado a opção ‘Pontos’ e a nota máxima com o valor 10. Assim, depois basta que o docente configure o peso da atividade. 

O vídeo a seguir explica esse passo a passo. 

Após configurar as atividades como sendo de caráter avaliativo, o docente deve configurar o peso da atividade no total de pontos ofertados na disciplina. 

Siga o passo a passo a seguir para configurar os pesos das atividades definidas como avaliativas em uma disciplina no Campus Virtual (Moodle). 

Um questionário é composto por diversas questões (podendo estar composto por questões abertas ou fechadas). 

Por seu caráter peculiar, os valores de cada questão devem ser definidos de forma individual no momento de criação do questionário. 

Questões fechadas (aquelas de múltipla escolha ou do tipo ‘Verdadeiro’ ou ‘Falso’ são corrigidas automaticamente pelo Moodle, de acordo com as configurações estabelecidas pelo docente. 

Acompanhe o vídeo a seguir para entender sobre a definição de valores para as questões presentes em questionário no Campus Virtual (Moodle). 

Olá, este vídeo buscar esclarecer como retornar os tópicos ou conteúdos de um curso ao padrão anterior (sem abas ou guias). Assim, qualquer servidor da UNIFAL-MG que deseje restaurar uma sala de aula virtual para o modo como estava antes das alterações realizadas pelo CEAD/UNIFAL-MG em setembro de 2022 o conseguirá fazer de forma simples e objetiva.

O Campus Virtual (Moodle) conta ainda com uma série de outros recursos. Confira-os na seção 8 deste material

Configurando a ferramenta ‘Acompanhamento do Progresso de Conclusão da Disciplina / Curso.

Configurando o recurso ‘Lista de presença’.

Definição de senha e bloqueio de acesso em questionários no Campus Virtual (Moodle).

Restrição de tentativas nos questionários no Campus Virtual (Moodle) através de senha.