Rato Wistar

O rato de laboratório, Rattus norvegicus, usado atualmente na maioria dos biotérios deriva de colônias provenientes dos EUA, embora seja originário da Ásia Central. Acredita-se que tenha sido a primeira espécie de mamífero domesticada para fins científicos. A grande difusão desse animal na pesquisa se deu com Henry H. Donaldson. O Dr. Donaldson, ao trabalhar no Wistar Institute, na Filadélfia, criou uma equipe que se dedicou a padronizar colônias de rato a partir de quatro casais de albinos, os quais ele trouxera de Chicago, e a elaborar tabelas com os dados e a biologia dos animais. Pela equipe do Dr. Donaldson foram realizadas inúmeras pesquisas e os resultados foram reunidos no famoso livro “The Rat: Data and References Tables for the Albino Rat (Mus norvegicus albinis) and the Norway Rat (Mus norvegicus)”, cuja primeira edição foi publicada em 1915.

Os ratos Wistar são caracterizados pelas orelhas alongadas, cabeça grande e comprimento da cauda sempre menor que o comprimento corporal. A gestação dura de 20 a 22 dias e o desmame ocorre com 17 a 19 dias de idade. São considerados animais dóceis, de fácil manipulação e têm boa capacidade de aprendizado. Apresentam, em geral, baixa incidência tumoral e a alopécia, algumas vezes temporária, é uma característica comum. A partir da linhagem Wistar, foram desenvolvidas as linhagens Sprague Dawley e Long-Evans.

TAXONOMIA

  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Rodentia
  • Família: Muridae
  • Gênero: Rattus
  • Espécies: Rattus norvegicus
  • Raça: Wistar

O rato heterogênico (outbred) é frequentemente utilizado em pesquisas biomédicas. Foi originado no Wistar Institute, USA, em 1906.

Adquirido da Fiocruz – RJ em 2001.

Cor: albino.
Peso médio ao desmame (21 dias de idade): 45-50g.
Peso médio do adulto jovem (8 semanas): macho: 250g; Fêmea: 200g.
Peso médio adulto (10 semanas): macho: 400g; Fêmea: 250g.

Curva de Peso/Idade*:

Peso Idade*Fonte: Fonte: Manual de Cuidados e Procedimentos com Animais de Laboratório do Biotério de produção e Experimentação da FCF-IQ/USP.