Hélio de Souza - 1968-1972 - 1977-1981

Texto de Meira Filho de acordo com entrevista do Prof. Hélio de Souza ao “Jornal da EFOA”.

Hélio de Souza foi um dos professores que muito batalhou para o desenvolvimento da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), atualmente, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, fundada por João Leão de Faria, no dia 3 de abril de 1914.
Ingressou na carreira do magistério no ano de 1957, três anos antes da federalização da EFOA, como responsável pela disciplina de Prótese Dentária.
Professor Hélio de Souza acompanhou, de perto, todo o processo para a federalização da EFOA, atuando juntamente com políticos de Alfenas e de deputados que ajudaram para que a EFOA fosse federalizada. Os professores da época (1960) lhe “deram” carta branca para que pudesse permanecer no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, enquanto a emenda tramitasse na Câmara e no Senado. A federalização ocorreu em dezembro de 1960, no governo de JK.
Professor Hélio de Souza, além de ter ocupado as mais variadas funções foi ainda Diretor da EFOA por dois mandatos: 1968/72 e de 1977/81. Presidiu a ACCEL, associação dos servidores da antiga EFOA por vários mandatos, tendo realizado grande trabalho em prol dessa entidade.
Também foi secretário de Saúde do Governo do Município de Alfenas.
A EFOA e a cidade de Alfenas lhe devem muito, pois lutou incansavelmente para que a instituição se desenvolvesse. Permaneceu por mais de 32 anos trabalhando na EFOA e colaborando para que o nome da centenária EFOA/ Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG fosse sempre reconhecida.
Hélio de Souza morreu em junho de 2002, mas permanece na história de Alfenas.

Colaboração:
Sebastião Meira
Servidor Aposentado da UNIFAL-MG

Hélio de Souza - 1968-1972 - 1977-1981