1º Edição do Startup Run - Engenharia Sustentável

Maratona aconteceu pela 1ª vez no campus da UNIFAL-MG em Poços de Caldas
Equipe Campeã com o Projeto Concrefix

A 1ª Edição do Startup Run – Engenharia Sustentável foi realizada na tarde do dia 07/12, no campus de Poços de Caldas. O evento foi promovido pela Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/UNIFAL-MG) juntamente com a Incubadora de Base Tecnológica – NidusTec. Com a intenção de que os alunos trabalhassem temáticas relacionadas aos cursos do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFAL-MG, a maratona, realizada pela 1ª vez no campus, incentivou os participantes a proporem ideias na área de engenharia.

As oficinas oferecidas foram “Canvas”, “Validação” e “Pitch”. Após cada uma delas e com o apoio dos mentores, as equipes cumpriram tarefas com prazos pré-estabelecidos, sendo que o melhor grupo de cada uma acumulava pontos como marcação de ganho para a o “Pitch Fight”, última etapa do Startup Run.

Tiveram a oportunidade de defenderem suas ideias inovadoras apenas oito grupos e a grande vencedora do desafio foi a “Concrefix”, representada por André Costa Lopes, Carlos Eduardo Massini Lupianez, Laisa Cavalcante Silva e Letícia Rodrigues Barbos.

O projeto campeão defendido pela Concrefix é sobre a utilização de polímeros termofixos reaproveitáveis de aparelhos eletrônicos no concreto para a construção civil.  Segundo o membro da equipe campeã, Carlos Eduardo, foi “uma ótima oportunidade e aprendizado poder colocar em prática um projeto multidisciplinar que fizemos na graduação do BCT e que pensamos na época somente na técnica, para agora analisarmos como um negócio e as etapas para realizá-lo”.

O Startup Run contou com o apoio das Empresas Juniores: Saber Jr., Prospec Jr. e  BiotecInova, além do patrocínio do SEBRAE-MG. A professora Izabella Carneiro Bastos, responsável pela Agência de Inovação e Empreendedorismo no campus Poços de Caldas, salientou “a importância desse tipo de evento no campus para o crescimento dos discentes, seja no surgimento de novas ideias, sugestões, melhorias ou críticas, para que eles possam, em um futuro próximo, construir um negócio de qualidade.” Além disso, o evento visa também “a disseminação da cultura empreendedora no campus, bem como apresentar o ecossistema de inovação da UNIFAL-MG”, lembrou Izabella.

Participantes e Comissão organizadora

Com informações e fotos: Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG campus Poços de Caldas