Comunidade universitária se movimenta no “1º Agita UNIFAL-MG”

Evento foi promovido pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho na Unidade Santa Clara

A Unidade Educacional Santa Clara da UNIFAL-MG esteve movimentada na manhã de quarta-feira, 20/05, com a realização do “1º Agita UNIFAL-MG: Qualidade de Vida no Trabalho”.

O evento integrou as ações que vêm sendo promovidas pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Centro Integrado de Assistência ao Servidor (CIAS/Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas), com a proposta de contribuir para a saúde e o bem-estar da comunidade universitária, por meio de atividades físicas e também culturais.

“O ser humano foi feito para movimentar-se e o mundo moderno hoje, com toda tecnologia, leva as pessoas a ficarem cada vez mais sedentárias, o que, consequentemente, favorece para o aparecimento de muitas doenças que chamamos hipocinéticas (de baixo movimento), como as doenças cardiovasculares, circulatórias e até mesmo o estresse”, comenta o médico do CIAS, Evandro Monteiro de Sá Magalhães, presidente da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho.

De acordo com o médico, o objetivo da Comissão é fazer com que o projeto seja contínuo, para que a comunidade possa compreender a importância da qualidade de vida e fazer com que as atividades físicas se tornem um hábito na Instituição. “A proposta é tornar a qualidade de vida uma ação institucionalizada, ou seja, criar essa cultura de melhorar o ambiente na Universidade”.

Quem compareceu ao Agita UNIFAL-MG aprovou a iniciativa. A concentração inicial aconteceu na quadra poliesportiva da unidade, onde o professor de Yoga, Fernando Leiva, também aluno do curso de Ciências Biológicas da Universidade e membro do projeto, aplicou exercícios de “Shakti Naam”, projetados para fortalecer o sistema imunológico e remover o estresse; trabalhando com posturas em pé e com a respiração, para desintoxicação, vitalidade e força.

Na sequência, os participantes caminharam pelas ruas da Unidade Educacional por cerca de meia hora, encerrando a atividade física com  uma sessão de ginástica laboral, conduzida pelas alunas do curso de Fisioterapia,  Ariane Pedrosa Diniz e Roberta Vieira, também integrantes do projeto.

Animados com o agito da movimentação matinal,  os professores, técnico-administrativos e alunos foram convidados a tomarem um café saudável, oferecido pela equipe do CIAS, com o apoio de parceiros.

Para esta primeira edição do evento, a Comissão programou também, a exibição de curtas-metragens, em parceria com o Cineclube UNIFAL-MG.

Conheça os projetos da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho