CIAS promove I Encontro de Qualidade de Vida e Promoção de Saúde para o Servidor

Equipe multiprofissional apresentou ações que buscam proporcionar mais motivação para o trabalho na UNIFAL-MG

Na última quarta-feira, 14/08/2013, servidores da Universidade participaram do I Encontro de Qualidade de Vida e Promoção de Saúde para o Servidor, promovido pelo Centro Integrado de Assistência ao Servidor – CIAS da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEPE.

O evento objetivou envolver docentes e técnicos administrativos da casa na proposta da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que por meio da Portaria Normativa nº 3 de 25/03/2013, instituiu diretrizes gerais de promoção de saúde do servidor público federal. Assim, a equipe multiprofissional do CIAS apresentou ações que vêm sendo realizadas e outras que ainda serão desenvolvidas, com foco na qualidade de vida e melhoria no ambiente de trabalho dos servidores da UNIFAL-MG.

“Mais do que interagir, o que buscamos é a integração entre quem atua, quem acolhe, quem orienta, quem assiste. Nós buscamos a integração entre esses profissionais, com o público-alvo que somos, é claro, nós servidores, enquanto trabalhadores desta Instituição”, destacou durante a abertura do Encontro, o servidor Clério Sabino da Silva, técnico de Segurança do Trabalho do CIAS.

A mesa de abertura foi formada pelos convidados: Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, reitor; Ailton José de Moura, pró-reitor adjunto da PROGEPE; o médico clínico, Dr. Denis Magalhães, coordenador-geral do CIAS; Dr. Frederico Maximiliano Antunes Rocha, médico clínico do CIAS; Dr. Evandro Monteiro de Sá Magalhães, médico clínico do CIAS; Dr. Joel Henriques de Oliveira Carvalho, médico do trabalho do CIAS; Marina Carvalho Vieira da Costa, psicóloga do CIAS; Fernanda Laurides Ribeiro de Oliveira Lomeu, nutricionista da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis; Daniela Aparecida Tavares, odontóloga do CIAS e a Profa. Denise Hollanda Iunes, fisioterapeuta docente da Escola de Enfermagem.

Abrindo o evento, Dr. Denis fez uma breve explanação sobre a evolução do Centro Integrado de Assistência ao Servidor na Instituição, desde que surgiu o atendimento médico na antiga Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas – EFOA, em 1994, quando ainda não havia uma equipe multiprofissional formada nem local próprio para atendimento.

Ressaltando a integração de dentistas, psicólogos, médicos e profissionais de Segurança do Trabalho hoje, não somente no mesmo espaço físico, com a mudança do CIAS para o prédio L, o coordenador-geral da unidade destacou que os componentes da equipe multiprofissional se unem, sobretudo, para integrar ações a fim de promover a qualidade de vida do servidor público da UNIFAL-MG.

Dr. Frederico reforçou as palavras de Dr. Denis a respeito do crescimento expressivo do Centro Integrado de Assistência ao Servidor e falou sobre a dificuldade de conscientizar as pessoas sobre a sua própria saúde. O médico clínico enfatizou que ao implantar um novo sistema de atendimento, a equipe está buscando valorizar o servidor.

Comentando sobre perspectivas de futuro, Dr. Frederico falou ainda sobre a possibilidade de aumentar a capacidade de atendimento, por meio de futuras parcerias com órgãos públicos municipais.

Em nome da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Ailton manifestou satisfação pelo trabalho que vem sendo realizado pela equipe do CIAS, segundo o qual, possui um histórico de qualidade no atendimento ao servidor na Instituição.

Por sua vez, Prof. Paulo Márcio, cumprimentou e agradeceu a equipe pelo serviço de assistência em saúde prestado e pontuou a mudança na política de saúde no país, que antes se focava mais na doença do que na promoção e, hoje, se volta mais para a qualidade de vida e prevenção. “Realmente é um momento marcante dentro da Universidade porque talvez consolide uma mudança muito importante nos rumos de tratar a questão de saúde pública do servidor na Instituição”, afirmou. O reitor manifestou reconhecimento e apoio da Administração nas ações de promoção à saúde do CIAS, que agora se iniciam de forma mais consistente, visando qualidade de vida e mais satisfação do servidor no trabalho.

PALESTRAS

De forma interativa, as palestras do Encontro proporcionaram aos participantes conhecer um pouco mais sobre as atividades de promoção à saúde que são realizadas na Universidade. Os temas ministrados pelos palestrantes foram:

• “Atividades de Fisioterapia para o Servidor” -  ministrado pela fisioterapeuta Profa. Denise Hollanda Iunes
  • “Alimentação Saudável e Qualidade de Vida” -  ministrado pela nutricionista Fernanda Laurides Ribeiro de Oliveira Lomeu
  • “A importância da Saúde Bucal para o Servidor” - ministrado pela odontóloga Daniela Aparecida Tavares Aguiar
  • "Stress e Qualidade de Vida no Trabalho" - ministrado pela psicóloga Marina Carvalho Vieira da Costa
  • “O Exame Periódico como direito para o Servidor” - ministrado pelo médico do trabalho Dr. Joel Henriques de Oliveira Carvalho
  • “Medicina Preventiva” - ministrado pelo médico clínico Dr. Evandro Monteiro de Sá Magalhães

O I Encontro de Qualidade de Vida e Promoção de Saúde para o Servidor foi realizado em dois momentos, no período da manhã e também à tarde no auditório Dr. João Leão de Faria, a fim de possibilitar mais oportunidades para que docentes e técnicos administrativos pudessem prestigiar.

Além de participar das palestras, os servidores também responderam a um questionário sobre as necessidades relacionadas à saúde na Universidade.

A equipe multiprofissional do CIAS pretende realizar o encontro anualmente.

Galeria

Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação da UNIFAL-MG