Cine PET realizará primeira mostra sobre "Diversidade Sexual"

De 27 a 29/06, a partir das 16h, no auditório do campus Varginha

O Cine PET realizará pela primeira vez uma mostra cinematográfica. Serão três sessões gratuitas e abertas a toda população de Varginha, nos dias 27, 28 e 29/06, às 16h, no auditório do prédio D, no campus Varginha da UNIFAL-MG. As sessões abordarão o tema: Diversidade Sexual. Os três filmes também permitirão discutir o tema após cada transmissão e ao final da mostra.

Os documentários exibidos serão: "Bichas", "A Revolta de Stonewall" e "De Gravata e Unha Vermelha".

Dia 28 de junho

O assunto "diversidade sexual" foi escolhido por ainda não ter sido discutido no Cine PET e, principalmente, porque no dia 28 de junho é celebrado o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex). A data, lembrada mundialmente, remete às origens do movimento no mundo por um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. Na ocasião, os frequentadores do bar Stonewall Inn reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência dando início ao "Dia do Orgulho Gay".

O Cine PET

Há mais de um ano, o projeto Cine PET do grupo PET BICE (Programa de Educação Tutorial do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), oferece sessões gratuitas de cinema no campus de Varginha e utiliza o cinema como ferramenta de reflexão sobre temas do cotidiano.

A cada mês é exibido um filme e/ou documentário e debatido com a orientação de um(a) convidado(a). O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão, crítica e debate no qual todos possam se expressar livremente. A atividade gratuita é realizada no auditório da UNIFAL-MG, campus Varginha e aberta ao público.

O PET BICE

O Programa de Educação Tutorial do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia - PET BICE é desenvolvido pelo Ministério da Educação e tem como filosofia a integração do aluno de graduação com a universidade e a comunidade, por meio de projetos e ações articuladas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

Informações: Jonatam A. Marinho, membro do PET BICE