1º Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas

Confira!

Entre os dias 04 e 08/07, foi realizado na UNIFAL-MG o 1º Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas,  no qual participaram cerca de 50 alunos de diversos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade e de outras instituições de ensino superior.

O evento de extensão universitária, organizado pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB), foi oferecido para alunos de graduação e recém-graduados, com o objetivo de fornecer e ampliar os conhecimentos em Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Bioinformática e Biologia Molecular, além de divulgar as linhas de pesquisa desenvolvidas no programa e manter canais de comunicação entre pessoas que se interessam por esta área.

O workshop que teve como tema "Interação Patógeno Hospedeiro e Biologia Molecular", contou com a participação do professor da Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1A do CNPq, Vasco Ariston de Carvalho Azevedo, que proferiu a palestra de abertura, “Corynebacterium pseudotuberculosis, o nosso cavalo de batalha”. Além de proferir a palestra, ele realizou um diagnóstico do primeiro ano de funcionamento do PPGC, estabelecendo diretrizes para o crescimento do programa nos próximos anos.

Entre as atividades científicas programadas, destacaram-se a apresentação dos trabalhos de mestrado desenvolvidos pelos discentes do PPGCB, a apresentação de trabalhos submetidos na forma oral por participantes do workshop, além de três mesas redondas que abordaram assuntos importantes da atualidade, tais como a "Biologia do Câncer", "Parasitas e Microrganismos de Importância Médica". Também foram apresentados 33 trabalhos de alunos de pós-graduação e graduação que abordaram diversos conteúdos das Ciências Biológicas, na sessão de painéis.

A palestra de encerramento do evento, intitulada “A evolução da Pós-Graduação na UNIFAL-MG”, foi ministrada pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burger.

O workshop foi totalmente gratuito e oferecido pelo PPGCB, e para a sua realização, recebeu o apoio financeiro da Sociedade Brasileira de Imunologia e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.  Além disso, contou com o apoio de diversas empresas tais como: Elsevier Editora, Síntese Biotecnologia e Thermo Fischer, as quais doaram livros digitais, brindes e material para a realização do evento.

Galeria de imagens

Com informações e fotos: Luiz Felipe Leomil Coelho, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UNIFAL-MG