Universidade participa da 2ª Semana do Meio Ambiente realizada em Alfenas

Programação especial sobre a temática envolveu público escolar em diversas atividades

Palestras, gincanas, visitas, passeios e concursos fizeram parte da programação da 2ª Semana do Meio Ambiente promovida em Alfenas, entre os dias 29/05 e 05/06. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema) em parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas e universidades.

No dia 05/06, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a UNIFAL-MG sediou o encerramento da semana com mesa-redonda e premiações das escolas participantes do concurso lançado pelo Codema. “A Semana do Meio Ambiente contou com uma programação intensa e variada, voltada principalmente para o público escolar”, comenta a servidora Julieta Aparecida Moreira Rodrigues, organizadora do evento no auditório Dr. João Leão de Faria e atual presidente do Codema.

Participaram da mesa-redonda, os convidados: Profa. Eliane Garcia Rezende, pró-reitora de Extensão; promotor Fernando Magalhães, representante do Ministério Público; Ademar Vilhena, conselheiro do Codema; cabo Ederson Mendonça, da PM do Meio Ambiente; Matheus Pacini, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A segunda edição da Semana do Meio Ambiente envolveu estudantes de Alfenas na Mostra Científica de Pesquisas sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade da Unifenas; visitas à Copasa, cinema e debate sobre a temática; curso de Educação Ambiental; visitas ao Museu da UNIFAL-MG, à horta do CEMEI Pedro Paulo e à empresa Ponte Alta; palestra da Polícia Militar e, ainda, exposição ambiental que contou com estandes das universidades e projetos ambientais de empresas; exposição dos trabalhos escolares do concurso do Codema; sarau ambiental, doações de mudas arbóreas e hortaliças; passeio ciclístico ecológico e caminhada ecológica com os alunos da Unati/UNIFAL-MG.

Os alunos do primeiro ao quinto anos do Ensino Fundamental I produziram ilustrações com frases sobre o tema “Biomas da nossa região, Mata Atlântica e Cerrado”. Estudantes do sexto ao nono anos do Ensino Fundamental II produziram histórias em quadrinhos ou redação sobre o mesmo tema.

Do Ensino Fundamental I, foram premiadas as escolas:

1º lugar: E. M. CAIC
2º lugar: E. M. Abrão Adolpho Engel
3º lugar: E. M. Tancredo Neves

As escolas do Ensino Fundamental II premiadas, foram:

1º lugar: Colégio Atenas
2º lugar: E. M. Abrão Adolpho Engel
3º lugar: Colégio CRA

Os professores dos alunos vencedores também foram premiados e a organização realizou ainda, a entrega dos certificados, divulgando a premiação da Campanha do Lixo Eletrônico. A campanha envolveu uma gincana de arrecadação nas escolas, cuja a vencedora foi a E. M. Fausto Monteiro, do bairro Gaspar Lopes. “O prêmio será uma viagem para 40 alunos da escola no zoológico de Varginha, com lanche incluso, tudo oferecido pelo Codema, um dos organizadores da campanha, já na terceira edição no município”, explica Julieta.