FAPEMIG lança 3º pacote de editais de 2014

Investimentos chegam a R$3,2 milhões

O ano começa de forma promissora para os pesquisadores mineiros. Com os três editais lançados ontem, 14/01/2014, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, são 13 opções de financiamento abertas para projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Os três editais somam investimentos da ordem de R$3,2 milhões. Junto com os editais lançados nos pacotes anteriores, são mais de R$57,2 milhões apenas no primeiro mês de 2014.

Confira abaixo as características e os prazos de cada um:

ASSESSORIA INTERNACIONAL (EDITAL 11/2014)

A ação tem como foco principal a consolidação das Assessorias Internacionais nas Instituições de Ensino Superior (IES) que sejam públicas e, também, Instituições Confessionais situadas no Estado de Minas Gerais. Uma Assessoria Internacional tem como objetivo promover a integração com órgãos governamentais com sede fora do Brasil para implementar acordos de cooperação científica, tecnológica e de inovação. Estas ações buscam a melhoria do ensino, da pesquisa, da pós-graduação e da extensão.

Com recursos da ordem de R$ 1 milhão, os interessados deverão enviar suas propostas, em versão eletrônica, até às 17h do dia 7 de maio. A lista de aprovados será divulgada no site da Fundação. Para acessar o edital clique aqui.

A internacionalização é uma ação estratégica para o estímulo e, também, para a divulgação da ciência mineira internacionalmente. Este edital dá continuidade às ações da FAPEMIG na área. Nos últimos três anos, a Fundação assinou acordos com instituições de várias partes do mundo, como Canadá, França, Itália e Coreia do Sul, Suécia, Austrália, Moçambique e Estados Unidos.

De acordo com a Assessora Científica e Internacional da FAPEMIG, Flávia Cerqueira, a consolidação das assessorias internacionais já existentes em diversas universidades do Estado “será de suma importância para que a instituições de ensino estejam cada vez mais preparadas para levar a ciência produzida em Minas Gerais para o mundo”.

PROGRAMA DATAVIVA (EDITAL 12/2014)

A plataforma DataViva foi desenvolvida pelo Governo de Minas como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento de políticas públicas. O programa tem como principais objetivos orientar as políticas de desenvolvimento econômico e de atração ativa, além de facilitar processos de decisão de investimento. Propõe-se, ainda, a ser um critério adicional para a priorização de setores nas ações do Governo. O projeto é desenvolvido pelo Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo em parceria com os professores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e da Harvard Kennedy School, com apoio da FAPEMIG.

O objetivo do edital é financiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que utilizem a plataforma como uma das bases de informações para análise e proposições de políticas públicas. Serão investidos R$500 mil nas propostas aprovadas. As pesquisas deverão enquadrar-se em um dos seguintes eixos prioritários: Diversificação da Economia Mineira, Complexidade Econômica de Minas Gerais, Redução da Desigualdade Socioeconômica no Estado e Tratamento e Visualização de Base de Dados. As propostas devem ser apresentadas por meio da plataforma Everest (http://everest.fapemig.br/), até o dia 5 de maio de 2014. Confira aqui o edital.

Dados disponíveis - A plataforma, desenvolvida 100% em software livre e com acesso aberto, oferece principalmente dados econômicos, entre outras informações dos mais diversos setores governamentais. Por meio de oito aplicativos, é possível ter acesso a cerca de 100 milhões de visualizações interativas de registros de exportações, de dados da indústria e de ocupações formais de cada um dos mais de cinco mil municípios brasileiros.

BACIA DO RIO PANDEIROS (EDITAL 13/2014)

O edital, uma ação voltada para o meio ambiente, é uma parceria com o Ministério Público, a Cemig e o Instituto Estadual de Floresta (IEF). Em sua primeira edição, a proposta é financiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, de ECTIs sediadas no Estado, que auxiliem na preservação, conservação e recuperação do meio ambiente da Bacia Hidrográfica. Serão destinados mais R$ 1,7 milhão para implementação de tecnologias que colaborem com a sustentabilidade da região, dentro de duas linhas temáticas.

A primeira corresponde à dinâmica de vertentes da Bacia do Rio Pandeiros. Para se enquadrar, as propostas deverão conter um levantamento dos processos erosivos e dados temporal qualitativo e quantitativo dos fluxos hídricos e sedimentar na foz de todos os afluentes do Rio, conforme as coordenadas especificadas no edital. Além disso, é necessário uma apresentação das técnicas de contenção de processos erosivos e recuperação de áreas degradadas, georreferenciamento da área do Pântano do Rio Pandeiros, identificação da origem do processo de assoreamento e análise da viabilidade de desassoreamento da área e as técnicas para a implementação.

A segunda linha temática é voltada para o sistema de produção e segurança alimentar, que visa o fortalecimento agroecológico, extrativista e de práticas de manejo sustentável do cerrado que envolve a região. Desta forma, estão embutidas a mobilização de associações e/ou cooperativas selecionadas pelo proponente, elaboração de Plano de Aperfeiçoamento Produtivo e Logístico, estruturação de unidades de beneficiamento e da cadeia produtiva local, apoio técnico participativo às associação e/ou cooperativas e desenvolvimento e implementação de tecnologias sociais.

Confira aqui o edital. As propostas deverão ser enviadas em versão eletrônica, por meio do sistema Everest, até às 17h, do dia 12 de maio.

Informações: Portal da FAPEMIG