III Semana da Ciência da Computação da UNIFAL-MG debate Ciência sem Fronteiras, empreendedorismo, técnicas e inovações

Evento foi realizado entre os dias 22 e 26/10/2013, na Unidade Educacional do bairro Santa Clara

Palestras, mesas-redondas e minicursos marcaram a III Semana Acadêmica da Ciência da Computação (SACIC) da UNIFAL-MG, promovida entre os dias 22 e 26/10/2013.

O evento foi organizado pelo Centro Acadêmico do curso, na Unidade Educacional do bairro Santa Clara, e teve como proposta discutir e apresentar temas ligados à atuação do cientista da computação e áreas correlatas.

A abertura aconteceu na tarde de terça-feira, 22/10, com a presença do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, docente do curso, que representou a Reitoria na oportunidade; do vice-diretor do Instituto de Ciências Exatas, Prof. Evandro Monteiro; do coordenador do curso de Ciência da Computação, Prof. Nelson José Freitas da Silveira; do coordenador do evento, Prof. Douglas Donizeti de Castilho Braz; do professor do curso de Ciência da Computação, Humberto César Brandão de Oliveira e da presidente do Centro Acadêmico da Ciência da Computação, a acadêmica Leandra de Carvalho Nogueira.

Para falar sobre o Programa Ciência sem Fronteiras e a experiência adquirida no exterior, a Comissão Organizadora convidou o professor da casa, Humberto César Brandão de Oliveira e a aluna da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Julia Castro Mendes, que ministraram a palestra "Ciência sem Fronteiras: Benefícios da Experiência no Exterior para seu Amadurecimento Profissional." O tema “Ciência sem Fronteiras” também foi debatido durante mesa-redonda, que contou com a participação do diretor da LH Idiomas, Hernán Carlos Tejerina, realizada na noite de terça-feira.

Na tarde do dia 22/10, os participantes prestigiaram também a palestra de Cláudio Forner, convidado trazido pela organização, em parceria com o SEBRAE-MG e a Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG. Na oportunidade, Cláudio Forner, que foi conselheiro do programa “O Aprendiz” da TV Record, falou sobre “Empreendedorismo”.

No dia 23/10, o foco das atividades se centrou no minicurso sobre "Técnicas e Inovações em desenvolvimento", com a equipe da empresa WebGoal, Renata Nobre, Guilherme Ferreira e Michael Kuhinica; e em “Mercado de Games", que contou com a explanação do editor da revista oficial da Nintendo no Brasil, Igor Andrade.

“Android e sensores” foi o tema debatido na quinta-feira, 24/10, pela equipe da empresa Globalcode, Ricardo Ogliari, Pedro Farroco e Ryoji Neto. O dia também foi marcado pela palestra “Expressões Regulares”, ministrada pelo discente do curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG, Reuel Ramos.

Alunos e professores do curso participaram ainda da palestra "Python: Analista Desenvolvedor Python na Media Works”, com Renne Rocha; e também da palestra "Plataforma Crítica”, com o representante da empresa de telecomunicações Ericsson Inovação, Maurício Tesserolli, na sexta-feira, 25/10.

Fechando a Semana, foram realizadas atividades esportivas no sábado, 26/10.

Por meio do aprofundamento de discussões de temas vistos durante o curso e abordando novos assuntos da área, a Semana de Ciência da Computação promoveu uma interação maior entre a UNIFAL-MG e outras universidades e institutos de Minas Gerais, nesta terceira edição do evento.

Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG
Colaboração: Flávio Barbieri Gonzaga, professor do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG e Centro Acadêmico do curso de Ciência da Computação
Fotos palestra de Cláudio Forner: Délio Gomes, aluno do curso de Ciência da Computação

Veja mais fotos aqui