Encontro Regional de Pró-Reitores de Extensão inaugura auditório da Unidade Educacional II da UNIFAL-MG

Evento proporcionou o reconhecimento do trabalho da Extensão realizado pela universidade

Pró-reitores de Extensão dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo se reuniram em Alfenas no início dessa semana, para participar do 40º Encontro Regional Sudeste de Pró-Reitores de Extensão de Instituições Públicas Brasileiras de Educação Superior.

A Pró-Reitoria de Extensão organizou o evento no auditório da Unidade Educacional II da UNIFAL-MG, marcando a inauguração do espaço.

Na solenidade de abertura, na segunda-feira, 08/10/2012, compuseram a mesa de honra: o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; a pró-reitora de Extensão, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna; o diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade José do Rosário Velano - Unifenas, Prof. Rogério Ramos Prado; e os dirigentes do Fórum, a vice-presidente da Diretoria Nacional, Profa. Regina Lúcia Monteiro Henriques (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ); o coordenador da Regional Sudeste, Prof. Gumercindo Souza Lima (Universidade Federal de Viçosa – UFV), e o vice-coordenador, Prof. José Felício Goussain Murade (Universidade de Taubaté – UNITAU).

Agradecendo as presenças, o reitor deu as boas-vindas aos convidados e salientou que ao reunir tantas pessoas qualificadas no encontro em Alfenas, não tinha dúvidas de que muitas ideias promissoras iriam surgir para a Extensão Universitária.

Profa. Fátima manifestou a satisfação de receber os colegas na UNIFAL-MG, apresentou a equipe da Pró-Reitoria e os coordenadores de Extensão das Unidades Acadêmicas da Unifal-MG, e por fim, comentou sobre dois projetos culturais de extensão programados para apresentar na abertura do evento: Madrigal Renascentista e Camerata Theophilus.

Durante o encontro, alguns projetos de extensão desenvolvidos na UNIFAL-MG foram expostos no hall do prédio B, dando visibilidade a algumas das ações de interação que a universidade realiza com a sociedade.

Na noite de segunda-feira, após o encerramento dos trabalhos, os participantes do encontro se confraternizaram em um jantar realizado no Ideal Clube de Paraguaçu, ao som da cantora Mariana Campos, ex-aluna do curso de Nutrição da universidade.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, a iniciativa de promover o evento em Alfenas e na Unidade II, se configurou como uma oportunidade de proporcionar o reconhecimento do trabalho de Extensão realizado pela instituição, bem como de prestigiar o processo de crescimento da UNIFAL-MG.

Esta é a segunda vez que a UNIFAL-MG sedia um encontro de pró-reitores de Extensão da Regional Sudeste.

Atividades do 40º Encontro Regional Sudeste de Pró-Reitores de Extensão

No primeiro dia do evento, 08/10, além dos informes das reuniões de coordenação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão, apresentados pelo coordenador da Regional Sudeste, Prof. Gumercindo Souza Lima, os participantes também se inteiraram sobre o sucesso do Congresso Paulista de Extensão promovido em agosto de 2012, aventando-se a possibilidade de realização do I Congresso Mineiro de Extensão em 2013.

Também foram lembrados os avanços na Extensão, como a criação do Colégio de Pró-Reitores de Extensão na Andifes, a inclusão da Extensão Universitária na plataforma Lattes e debatida na pauta “Flexibilidade Curricular e Extensão”, a questão dos 10% de créditos do Plano Nacional de Educação, que devem ser destinados a projetos e programas de Extensão.

Na terça-feira, 09/10, os pró-reitores contaram com a presença de Mário Antonelo do Programa Universidade sem Fronteiras do Estado do Paraná, na discussão do tema “Fomento à Extensão pelas Fundações de Amparo à Pesquisa – FAPs da região Sudeste”. Nesta discussão, ressaltou-se a necessidade e importância da Extensão contar com o apoio das agências de fomento. Algumas ações já promovidas foram destacadas, como o edital Extensão em interface com a Pesquisa, da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), em que vários projetos da UNIFAL-MG já foram contemplados, e o Curso de Especialização em Extensão Universitária, também financiado pela FAPEMIG e aberto para todo Brasil, no qual participam duas servidoras da instituição. Outras ações de apoio à Extensão pelas FAPs como a FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) também foram apresentados.

Ao final da reunião, os pró-reitores elaboraram uma carta contendo os objetos de discussão deste 40º Encontro que será apresentada no Fórum Nacional de Pró-Reitores - FORPROEX a ser realizado em Brasília, no mês de novembro.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social