Acadêmicos e profissionais participam da Semana Científica Odontológica

A 45ª edição do evento teve início nesta segunda-feira, 25/05, na UNIFAL-MG

Com o objetivo de divulgar as atuais descobertas científicas e tecnológicas nas diversas áreas da Odontologia, a Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG promove entre os dias 25 e 29/05, a 45ª edição da Semana Científica Odontológica, que este ano homenageia o "Prof. Dr. Carlos Roberto Colombo Robazza".

A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira, 25, no auditório Dr. João Leão de Faria, oportunidade em que a acadêmica Érica Polyana dos Passos, mestre de cerimônias, apresentou o evento. “A Semana Científica é realizada com o intuito que vai além da exposição dos trabalhos de pesquisa e atualização na área odontológica”, afirmou, acrescentando: “Nas suas últimas 44 edições, tem sido de grande valia para identificar vocações e estimular a formação de alunos, contribuindo assim para a difusão do conhecimento científico não apenas da UNIFAL-MG, mas em toda a região onde a Universidade está inserida.”

Compuseram a mesa de honra: o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; o diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior; a coordenadora do curso de Odontologia, Profa. Daniela Coelho de Lima; o coordenador do mestrado em Ciências Odontológicas, Prof. João Adolfo Costa Hanemann; a coordenadora do evento, Profa. Marcela Filié Haddad; o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Luciano Elói Santos; a delegada do Conselho Regional de Odontologia da Delegacia de Alfenas, Marluce da Silveira; o homenageado, Prof. Carlos Roberto Colombo Robazza e o presidente do Centro Acadêmico do curso de Odontologia, o acadêmico Janderson Paceli Acrísio de Souza.

Para a abertura oficial, o reitor saudou os componentes da mesa e os convidados, enfatizando os esforços da Comissão Organizadora na realização da Semana e acolhida aos discentes. Prof. Paulo Márcio também cumprimentou a organização pela escolha do homenageado. “Parabenizo a Faculdade pela decisão de homenagear o Prof. Carlos, neste ano, que é uma data particularmente importante para a Odontologia da UNIFAL-MG, pois celebramos o centenário do curso”, disse.

Dirigindo-se aos acadêmicos, Prof. Paulo Márcio salientou: “O evento só tem sentido se vocês tirarem o máximo proveito das atividades propostas durante a Semana. Desejo um excelente evento.”

Em pronunciamento, a coordenadora da 45ª Semana Científica, Profa. Marcela, creditou a concretização do evento ao apoio recebido dos patrocinadores, membros da Comissão Organizadora e da Universidade, bem como da disponibilidade dos palestrantes e do interesse dos acadêmicos e profissionais. “Acredito que eventos como este são de grande importância, pois temos a oportunidade de nos atualizar e conhecer pontos de vista diferentes, uma vez que contamos com a participação de palestrantes formados em escolas com filosofias diversas”, comentou.

Profa. Marcela frisou que o contato com novas perspectivas estimulam a descobrir outros caminhos e alternativas de tratamentos. “Olhares diferentes só tendem a somar na busca de nossos ideais de um tratamento odontológico de qualidade dentro de uma realidade social em mudança como a que vivemos.”

Na sequência, o acadêmico Janderson foi convidado a entregar uma placa de homenagem ao professor Carlos Roberto, que foi coordenador da 1ª Semana Odontológica realizada na Instituição e reconhecido docente que contribuiu para a formação de alunos e de atuais professores da Universidade. “Neste momento tão marcante e singular, não poderia deixar de externar a minha gratidão pela singela homenagem da lembrança do meu nome para a honrosa identificação da 45ª Semana Científica Odontológica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alfenas” , manifestou.

O homenageado narrou um pouco da sua trajetória de 32 anos dedicados à Instituição e citou filósofos como Aristóteles, Confúcio e também São Paulo e São Tiago  para falar de conhecimento, trabalho, felicidade e amor à profissão. “Podemos lembrar aquele lindo poema bíblico de São Paulo sobre o amor, quando ele afirmou ‘Ainda que eu falasse as línguas dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia e conhecesse todos os mistérios e todas as ciências, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.’ Aplicando ao magistério deduzimos que o professor pode ser poliglota, pode ter graduação, especialização, doutorado, pós-doutorado e mesmo assim, com todos esses títulos acadêmicos, não seria bem sucedido em sua missão pedagógica se faltar o precioso dom do amor”, filosofou.

Os temas dos cursos que abriram a Semana Científica foram: “Mercado de Trabalho em Odontologia” que contou com a ministrante Profa. Dagmar de Paula Queluz, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba/Unicamp; e “Disfunção temporomandibular: noções básicas para o clínico”, ministrado pela Profa. Karina Helga Leal Turcio da Faculdade de Odontologia de Araçatuba/UNESP.

No período da tarde, os participantes se dividiram em outros dois cursos: “Foco estratégico em administração, marketing e finanças na Odontologia” com Prof. Marcelo Alves da Universidade de São Paulo e “Mudanças de paradigmas em dentística aplicadas à clínica do dia a dia” com o Prof. Leandro Augusto Hilgert da Universidade de Brasília.

Nesta terça-feira, 26, os discentes e profissionais participam de fóruns científicos com apresentações orais e painéis, e também dos cursos “Tendências e inovações na instrumentação mecanizada contemporânea”, "Alterações faciais com uso da mecânica ortodôntica” e "Introdução à Ortodontia”.

Para mais detalhes sobre a Semana, acesse a programação completa