Semana Odontológica na UNIFAL-MG valoriza experiências de egressos do curso

Organização da 46ª edição do evento homenageou o professor aposentado Ary Thomas Gomes

Cinco dias de troca de conhecimentos em reencontros com ex-alunos marcaram a 46ª edição da Semana Odontológica da UNIFAL-MG, promovida entre os dias 18 e 22/09, na Instituição.  A programação do evento foi inteiramente voltada para apresentar horizontes da profissão, por meio das experiências adquiridas pelos egressos do curso da Universidade.

Coordenada pelos professores Carlos Eduardo Gomes do Couto Filho (Carlito) e Marcela Filié Haddad, a semana homenageou o professor aposentado Ary Thomas Gomes, que dedicou sua vida à ortodontia, sendo um dos primeiros da área, no Sul de Minas. “Na época em que ele se formou, foi o pioneiro da ortodontia em nossa região, uma época em que o Rio de Janeiro era muito longe daqui, ele teve coragem de ir pro Rio com a família, fazer o curso e voltar trazendo todo conhecimento para nossa região”, ressaltou o coordenador ao prestar homenagem.

A iniciativa da Comissão Organizadora de convidar os ex-alunos para compartilhar suas experiências com os atuais discentes do curso de Odontologia foi destacada pelos participantes durante a abertura do evento. O diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior, disse se tratar de um estímulo para que os alunos possam enxergar os caminhos possíveis de seguirem e obter sucesso.

Também o coordenador do curso, Prof. Victor Humberto Orbegoso Flores, considerou a ideia brilhante por oportunizar a alunos e também aos professores da Odontologia, conhecer os exemplos que os egressos têm a compartilhar.

O reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, também enfatizou a proposta de valorizar os ex-alunos nesta 46 edição da Semana Odontológica e salientou a homenagem prestada ao professor Ary. “Em particular, numa instituição como a nossa, que já tem 100 anos, a valorização daquelas pessoas que permitiram que nós estivéssemos aqui hoje, é muito importante”, disse. “Nós jamais podemos esquecer ou menosprezar o trabalho daqueles que vieram antes de nós. Então, Prof. Ary, também como reitor da UNIFAL-MG, eu quero trazer o nosso agradecimento e reconhecimento, pelo seu valoroso trabalho em prol da Odontologia para UNIFAL-MG, Alfenas e toda região”, acrescentou.

Em intensa semana de trabalhos, os participantes puderam prestigiar palestras com os egressos, que ministraram temas como: “Soluções estéticas para dentes anteriores. Do clareamento às Lentes de Contato”; “Odontologia Digital”;  “Regeneração Óssea Tecidual”; Inter-relação entre Ortodontia e demais áreas da Odontologia”; “Uso racional de Fluoreto”, entre outros.

A Comissão Organizadora também incluiu na programação uma exposição de fotos e poesia, de autoria de ex-alunos do curso. O egresso José Nélio Miranda apresentou suas fotos em “Aves e Pássaros do Sapucaí” e Tarcísio Bregalda expôs sua poesia em “Serventia do Dizer Poético”.