Semana Farmacêutica celebra 100 anos do curso de Farmácia

Na oportunidade, também foram comemorados os 35 anos da Farmácia Universitária

Alunos e professores do curso de Farmácia se reuniram na sede da UNIFAL-MG no dia 22/10, para participarem da Solenidade de Comemoração do Jubileu de Jequitibá do curso (100 anos) e Jubileu de Coral da Farmácia Universitária (35 anos).

A cerimônia de abertura da 46ª Semana Farmacêntica, realizada na sala R-101, foi contemplada, inicialmente, com a apresentação musical de Bruna Dias Pena e Osmar Fernandes.

Conduzido pelo servidor aposentado, Sebastião Meira, o evento contou com a presença do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; da vice-reitora, Magali Benjamim de Araújo, do pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Marcos José Marques, da vice-diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Profa. Fernanda Borges de Araújo Paula, da diretora-técnica da Farmácia Universitária, Profa. Luciene Alves Moreira Marques, do ex-dirigente da Instituição, Vínio Barbosa Tamburini e do coordenador do curso de Farmácia, Prof. Ricardo Radighieri Rascado.

Abrindo o momento, a professora Fernanda Borges saudou aos presentes e agradeceu a presença e a participação de todos, manifestando sua alegria em poder participar do evento.

A professora Denise Aparecida Corrêa Moreira, organizadora do livro “De Efoa a Unifal-MG, – Memórias de 100 anos de história”, lançado nem julho, iniciou sua apresentação com slides de fotos e contando um pouco sobre o histórico do curso de Farmácia, que foi o primeiro a ser implantado, na originalmente Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, e, portanto neste ano de 2014, comemora 100 anos junto com a Instituição.

Por sua vez, a professora Luciene Marques fez questão de contar o trajeto da Farmácia Universitária da UNIFAL-MG (FarUni), homenageando todos os profissionais que por lá passaram e trabalhram "arduamente" para que permanecesse, de forma eficaz, funcional e prática, os serviços prestados pela Farmácia à toda comunidade universitária e também da população de Alfenas.

Fazendo uso da palavra, o reitor Paulo Márcio cumprimentou os participantes, em especial, os docentes e ex-dirigentes aposentados que estavam presentes. Na oportunidade, o professor lembrou a quantidade de ações que o curso desenvolveu ao longo de sua existência, tornando-se um dos mais bem conceituados do país. Manifestando sua alegria particular em participar das festividades do centenário do curso, dos 35 anos da Farmácia Universitária e dos 25 anos do Laboratório Central, o reitor expressou emoção, sobretudo, por ser um aluno do curso de Farmácia, e neste ano, compartilhar a responsabilidade da gestão da Instituição, com a também farmacêutica, Profa. Magali. "O curso de Farmácia, por meio de seus professores e ao longo de toda história, como foi relatado, sempre teve um papel muito importante na condução dos caminhos na própria EFOA, hoje UNIFAL, e isso é um reflexo de toda dedicação que vocês tiveram e têm hoje.”

Na ocasião, também foram entregues certificados de reconhecimento aos presentes e brindes produzidos pela Farmácia Universitária.

Ao final da solenidade, a professora Maria Sinira Rocha de Oliveira da Unifenas, solicitou a palavra e informou a doação do acervo de sua biblioteca particular para a Universidade Federal de Alfenas. A atitude da professora foi agradecida por todos.

As comemorações continuaram com o coquetel que foi realizado no dia 23 em parceria com o o 2º Congresso Mineiro de Farmácia "Da produção à atuação clínica farmacêutica", promovido pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais.