Vem aí a IV Semana de Avaliação Institucional

Comunidade interna da UNIFAL-MG: participe!

De 14 a 20/01/2013, a UNIFAL-MG realizará mais uma Semana de Avaliação Institucional, aberta para participação de alunos, professores e servidores técnico-administrativos da universidade.

Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, a autoavaliação é um instrumento que visa identificar pontos positivos e aqueles que precisam ser aprimorados na qualidade das ações vinculadas ao ensino-aprendizagem, bem como em todas as dimensões da instituição.

A CPA é formada por 12 membros, entre os quais, representantes de professores, técnicos, alunos e da sociedade civil, que se reúnem mensalmente com o propósito de elaborar e desenvolver junto à comunidade acadêmica, os processos internos da autoavaliação institucional; de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Tal processo avaliativo acontece a cada período letivo, tendo em vista o semestre anterior e está dividido em duas etapas: na primeira; alunos, professores e servidores técnico-administrativos participam da avaliação global que envolve temas como missão da universidade, o Plano de Desenvolvimento Institucional, o ensino na graduação e na pós-graduação, as atividades de pesquisa e extensão, além da infraestrutura física, dos recursos de apoio, entre outros. Já a segunda etapa, é restrita aos alunos e professores, os quais avaliam as disciplinas desenvolvidas no semestre anterior, evitando assim que disciplina alguma deixe de ser avaliada.

A Avaliação das Instituições de Ensino Superior foi instituída pela Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, como parte integrante dos procedimentos avaliativos que compõem o SINAES.

Para que avaliar?

Os processos avaliativos autorizam oportunidades que auxiliam na formulação de diretrizes para as políticas públicas de Educação Superior, no alcance de resultados na melhoria da qualidade e da relevância das Instituições de Ensino Superior.

A importância da participação da comunidade acadêmica

A avaliação institucional se caracteriza como estratégia para examinar a universidade como um todo, em todos os seus aspectos, especialmente, quando se sabe que é necessário planejar antes de agir.

Entretanto, é essencial que não apenas professores e técnicos participem do processo avaliativo; mas também os alunos, pois a percepção destes favorecerá a identificação dos pontos fortes e das fragilidades existentes na instituição e, assim propor melhorias na construção contínua de uma universidade cada vez mais sólida.

Como avaliar?

Para participar, os alunos devem acessar www.unifal-mg.edu.br/sinaes, selecionar a avaliação correspondente (Avaliação Institucional 2012/1 – Avaliação institucional referente ao primeiro semestre de 2012), escolher o perfil; se é aluno de graduação, pós-graduação ou de Educação a Distância, e fazer o login com o número de matrícula e CPF para responder as questões. Professores e técnicos administrativos deverão acessar o mesmo endereço, selecionar a avaliação e o perfil correspondentes e utilizar a matrícula SIAPE e o CPF para avaliar.

Ao fazer o login, os usuários são direcionados para uma nova página, sendo que suas informações não ficam armazenadas. Desta forma, a CPA garante que a avaliação seja anônima.

Participe! A sua opinião é muito importante para o desenvolvimento da nossa instituição.

Mais informações com a Comissão Própria de Avaliação, pelo e-mail: comissao.avaliacao@unifal-mg.edu.br.

ATENÇÃO: para facilitar o acesso a avaliação, a CPA disponibilizou para a comunidade acadêmica, quatro terminais, os quais estão localizados:

Sede: Prédio V, PCA e Biblioteca

Unidade Educacional: próximo a cantina