Semana da Ciência da Computação movimenta a Unidade Educacional Santa Clara

Esta é a quarta edição do evento

Aluno Caio, Prof. Paulo Bressan, Prof. Paulo Márcio, Profa. Ana Rute, Prof. Humberto, Profa. Leandra e Prof. Flávio

Alunos do curso de Ciência da Computação estão participando da 4ª Semana Acadêmica da Ciência da Computação, que teve início na tarde desta segunda-feira, 01/09, e se encerra no próximo sábado, 06/09, na Unidade Educacional do bairro Santa Clara da UNIFAL-MG.

Como nas edições anteriores, a programação foi organizada pelo Centro Acadêmico do curso, de forma a oferecer palestras, mesas-redondas e minicursos envolvendo discussões da prática na atuação do cientista da computação.

Durante a solenidade de abertura, ocorrida nesta segunda-feira, a qual foi conduzida pelo Prof. Flávio Barbieri Gonzaga, os alunos prestigiaram o vídeo institucional da UNIFAL-MG, recém-produzido em comemoração aos 100 anos. Na sequência, a palavra foi aberta aos integrantes da mesa de honra.

O reitor da Universidade, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, destacou: “Tenho certeza que esta, como as edições anteriores, vai ser mais uma Semana muito rica para vocês, alunos, que de uma forma concentrada, terão a oportunidade de ter contato com diversos tópicos, que serão apresentados no decorrer do evento”, afirmou.

Prof. Paulo Márcio enfatizou que para a UNIFAL-MG, eventos como a Semana Acadêmica da Ciência da Computação, são muito importantes, uma vez que se configuram como uma atividade complementar necessária para a completa formação dos alunos.

Também presente na solenidade de abertura, a pró-reitora adjunta de Extensão, Profa. Ana Rute do Vale, desejou sucesso ao evento e falou sobre a sua satisfação em ver o espaço da Unidade Educacional Santa Clara, sendo utilizado para a realização da Semana.

Na oportunidade, o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Prof. Paulo Alexandre Bressan, agradeceu a organização e ressaltou o “vínculo dos alunos com a vida do curso”, referindo-se à intensa participação dos acadêmicos nas atividades como a Semana, projetos de Iniciação Científica e de Extensão.

O coordenador do curso, Prof. Humberto César Brandão de Oliveira, também parabenizou a equipe organizadora e lembrou a evolução das edições da Semana, a maturidade do grupo que trabalha na organização e o envolvimento dos alunos na indicação de palestrantes e minicursos.

Os agradecimentos à Comissão Organizadora e aos participantes do evento, também foram feitos pela coordenadora da Semana, Profa. Leandra de Carvalho Nogueira e pelo representante do Centro Acadêmico do curso, o aluno Caio Henrique Giolo Antunes.

Programação

Mais um ano, a palestra de abertura da Semana foi ministrada pelo coordenador do curso, Prof. Humberto. O tema desta edição foi “Investimento Computacional”.

O primeiro dia de evento também foi marcado pelo minicurso de Integração Contínua sobre “Java Swing”, ministrado pelos graduandos Eugênio Ferreira e Joelmir Justino, que apresentaram técnicas e práticas para automação em desenvolvimento de softwares.

Nesta terça-feira, 02/09, os alunos participam da mesa-redonda sobre Iniciação Científica e das palestras “Popularidade Digital”, “Liderança e Empreendedorismo: O papel das Incubadoras de Empresas” e “Vida de Programador e Cartunista – Como crescer na área social”, esta última, com a presença do convidado André Noel, da Universidade Estadual de Maringá.

Nos próximos dias, os alunos participarão ainda, de Mostra de Iniciação Científica, oficina, palestras, minicursos sobre outros temas, que envolverão convidados renomados da área, como Adriana Landwehrkamp da empresa Ericsson; Sérgio Cardoso do Instituto Militar de Engenharia e Wagner Bianchi da Fundação Getúlio Vargas - consultor pleno de plataformas Microsoft, IBM e Oracle.

Para mais detalhes, acesse: http://bcc.unifal-mg.edu.br/semanaacad2014/#