Apresentações culturais abrem 4º Simpósio Internacional de Atenção Farmacêutica

Cerimônia de abertura foi realizada no auditório Dr. João Leão de Faria

O Núcleo de Atenção Farmacêutica da UNIFAL-MG (NAFAU) realizou na noite desta quarta-feira, 19/08, no auditório Dr. João Leão de Faria, a abertura do 4º Simpósio Internacional de Atenção Farmacêutica, que contou com apresentações culturais de projetos de extensão da Universidade.

Abrindo a cerimônia, o grupo do Madrigal Renascentista interpretou canções renascentistas e populares, encantando o público com a técnica suave e o timbre uniforme, sob a regência do maestro Thiago de Moraes.

Para a composição da mesa de honra, foram convidados: o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; a pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia de Rezende; a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Profa. Fernanda Borges de Araújo Paula; o coordenador do curso de Farmácia, Prof. Ricardo Radighieri Rascado; a coordenadora do evento e do Núcleo de Atenção Farmacêutica, Profa. Luciene Alves Moreira Marques e a acadêmica Caroline Gonçalves Siqueira, representando os discentes do Núcleo.

Em suas palavras, o reitor expressou satisfação pessoal por poder participar do evento, uma vez que é farmacêutico de formação, e agradeceu à Coordenação, na pessoa da Profa. Luciene, pelo empenho na realização.  “Quero te parabenizar e agradecer em nome da Universidade, porque sem o seu apoio, a gente não poderia estar realizando mais uma vez esse evento que é de suma importância para a UNIFAL-MG, e em particular, para o nosso curso de Farmácia”, salientou.

Na sequência, Profa. Luciene apresentou a finalidade do Simpósio, que é promovido a cada dois anos na Instituição. “O objetivo é o de capacitar e fomentar discussões a respeito da atenção farmacêutica e levar conhecimento através da contribuição de renomados palestrantes”, explicou.

A coordenadora do evento também recordou uma fala que teria usado na abertura da 2ª edição do evento realizado em 2011. “A Atenção Farmacêutica trata-se de uma revolução silenciosa que poderá alterar mudanças profundas na profissão. O farmacêutico, ao desenvolver atividades clínicas, num futuro muito próximo, poderá estar prestando um serviço bem mais completo: o da prescrição farmacêutica”, destacou, acrescentando: “Hoje, quatro anos depois, a prescrição farmacêutica é uma realidade. Minha equipe e eu, sentimo-nos orgulhosos de participar dessa revolução profissional”, proferiu.

No final da solenidade, o público foi convidado a prestigiar a apresentação de outro projeto de extensão da Universidade: o Maracatu Muiraquitã, um grupo que desenvolve trabalhos a partir de ritmos e elementos do maracatu de baque virado. A apresentação ocorreu em frente ao prédio do auditório, contando com um público atento e admirado pela manifestação artística das integrantes.

Programação do Simpósio Internacional

O evento, que se encerra no sábado, 22/08, contará com palestra de convidados internacionais, como a farmacêutica clínica atuante nos Estados Unidos, Amanda Brummel, e o farmacêutico e membro da equipe da Dra. Maria José Faus Dáder (uma das autoras do manual que orienta os farmacêuticos e estudantes de Farmácia sobre como acompanhar o tratamento farmacológico de pacientes), Pedro Amariles Muñoz. Também renomados palestrantes do Brasil participarão de palestras, minicursos e apresentações dos resumos científicos durante o simpósio.

Para mais informações, acesse a página do evento:  http://www.unifal-mg.edu.br/atencaofarmaceutica/