6ª Semana Acadêmica da Ciência da Computação

A abertura ocorreu na terça e o evento será encerrado amanhã

A 6ª Semana Acadêmica da Ciência da Computação começou na última segunda-feira, 6 de novembro e terá seu encerramento no sábado (11/11). Ao longo de toda a semana os participantes do evento estão desfrutando de várias atividades, como mini-cursos, palestras, mostras e competições esportivas.

Na noite de terça-feira (07/11), aconteceu a abertura oficial da semana acadêmica, no auditório da Unidade Educacional Santa Clara, que contou com a presença do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Eva Burger; da Profa. Luciana Borges Goecking, representando a Pró-Reitoria de Extensão; do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant’Ana; do coordenador do curso de Ciência da Computação, Prof. Ricardo Menezes Salgado, e ainda, da aluna Adriana Aparecida de Ávila, que auxilou na coordenação do evento, representando os colegas do curso durante a mesa de abertura.

O Prof. Ricardo agradeceu a presença dos presentes e parabenizou a comissão organizadora, afirmando que, mesmo com todos os desafios, foi possível realizar a semana acadêmica e montar uma programação excelente para os participantes. Além disso, como coordenador do curso de Ciência da Computação, o professor enfatizou a necessidade de eventos como esse: “O objetivo da semana acadêmica é suprir e trazer para os alunos ferramentas que, muitas vezes, não são visualizadas e deslumbradas em nosso conteúdo acadêmico. Nós, educadores, temos um desafio grande que é proporcionar o contato de vocês (alunos) com profissionais do mundo corporativo e tais tecnologias, por isso, é tão importante a realização dessa semana.”

Em seguida, o Prof. Tomás, que foi coordenador do evento, lembrou que a semana acadêmica é o resultado da vontade dos alunos que, por meio de uma consulta, participaram ativamente na escolha e definição das atividades que seriam propostas na programação. “As palestras e mini-cursos foram feitas para vocês. Aproveitem a oportunidade para novas ideias e também para interagir com os novos alunos, professores e colegas de outras instituições”, disse ele. Já a Profa. Luciana Borges Goecking, relembrou sobre a primeira semana acadêmica do curso – realizada em 2009 – e a trajetória do evento até hoje.

O reitor, Prof. Paulo Márcio, ressaltou a importância da Ciência da Computação no panorama atual da sociedade e revelou sua alegria por ter feito parte da equipe que escolheu implantar o curso em 2005. “Momentos como a semana acadêmica devem ser perpetuados na UNIFAL-MG. Eles mostram que a instituição é muito mais do que salas de aula”, emendou o reitor.

Logo após os pronunciamentos oficiais foi ministrada a palestra “Inovação, Empreendedorismo e a Universidade”, pelo professor titular, aposentado, da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Renato Nunes (ex-presidente da Rede Mineira de Inovação - RMI e atual diretor Técnico da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores-ANPROTEC).

Mais informações sobre o evento, acesse: http://www.bcc.unifal-mg.edu.br/sacic/2017/index.php