Inscrições abertas para o Coral Cênico da UNIFAL-MG

Projeto contará com aulas de teoria musical, canto e técnicas cênicas. Confira!

O Coral Cênico, uma iniciativa do maestro Cláudio Scassiotti, atual servidor da Instituição que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido durante 20 anos em Poços de Caldas/MG, está com inscrições abertas no período de 17/01 a 14/02, por meio do formulário online ou por e-mail. Podem participar alunos, servidores, terceirizados e comunidade externa de Alfenas, sendo que as vagas serão preenchidas de acordo com a classificação vocal.

O modelo de coro cênico – união do canto coral, das artes cênicas e artes plásticas – mostra uma nova maneira de apresentar a música aos diversos públicos ao reunir estilos clássicos e populares de forma leve e criativa. De acordo com Cláudio, o projeto na universidade tem como base o “Coral Nó na Goela”, fundado por ele em 1994: “com o meu ingresso no quadro efetivo da UNIFAL-MG, o coral em Poços de Caldas ficou inativo e, recentemente, encerrou suas atividades. Mas, agora, eu quero desenvolver o mesmo tipo de trabalho no meio universitário, que é o público-chave do canto coral cênico.”.

Apesar de o canto coral ter sido criado dentro do ambiente religioso, o grupo a ser formado terá como foco mostrar ao público que é possível também a existência dessa manifestação artística em diversos meios. Para isso, o coral cênico trabalhará a valorização da Música Popular Brasileira com canções elaboradas e repletas de harmonia e diversidade temática. “Pretendemos montar um corpo de coralistas e formar um público que aprecie o canto coral, desmistificando que essa modalidade musical seja apenas ‘coisa de igreja’. Nosso objetivo é apresentar, ao final de um ano de atividades, um espetáculo com enredo único: ‘Sou do Mundo, sou Minas Gerais’.”, contou o maestro.

Além de divulgar à população alfenense e comunidade acadêmica uma nova linguagem de canto coral, o projeto também possui a intenção de desenvolver junto aos participantes aulas de teoria musical, canto e técnicas cênicas específicas para cantores de corais.

Vale lembrar que os candidatos serão chamados para o teste de classificação vocal de acordo com a ordem de inscrição e que, caso o número de cantores por naipe seja finalizado, os demais classificados ficarão na lista de espera.

Não é necessário o candidato possuir experiência em coral nem tocar instrumentos musicais para participar. O único requisito é idade mínima de 17 anos.

A seleção acontecerá em fevereiro e os inscritos serão comunicados via e-mail.

Formulário de inscrição

Inscreva-se também pelo e-mail: coralunifal@hotmail.com