Gestores de Planejamento e Administração das IFES se reúnem em Poços de Caldas

Versão para impressãoEnviar por email
4ª Reunião do Forplad do ano de 2017 é sediada pela UNIFAL-MG

Pela segunda vez na história da Instituição, a UNIFAL-MG é a anfitriã do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad). O evento, que contou com a parceria da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) na organização, teve início na terça-feira, 21/11, e se encerra na noite desta quinta-feira, 23/11.

O Fórum acontece no Hotel Palace em Poços de Caldas, cidade escolhida para sediar a 4ª reunião do Forplad do ano de 2017, devido à facilidade de acesso, além da estrutura local oferecida para recepcionar os cerca de 140 participantes. Todas as atividades do evento podem ser acompanhadas pelo Facebook da UNIFAL-MG.

A abertura foi realizada no Palace Casino, com apresentação da Orquestra de Cordas do Conservatório Antônio Ferruci Viviani de Poços de Caldas, sob a regência do maestro Rafael Braga. Marcaram presença na mesa de honra, o coordenador nacional do Forplad e pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, Prof. Tomás Dias Sant’Ana; a vice-reitora da UNIFAL-MG, Profa. Magali Benjamim de Araújo; o vice-reitor da UNIFEI, Prof. Marcel Fernando da Costa Parentoni; a coordenadora regional Sudeste do Forplad, Profa. Inessa Laura Salomão; a pró-reitora de Administração e Finanças da UNIFAL-MG, Vera Lúcia de Carvalho Rosa; o pró-reitor de Administração e Finanças da UNIFEI, José Alberto Ferreira Filho, e o vice-prefeito de Poços de Caldas, Flávio Faria. 

Durante os discursos, os integrantes da mesa destacaram a relevância do Fórum como um espaço de discussões não apenas sobre o planejamento e orçamento, mas também sobre políticas que envolvem toda a gestão institucional, especialmente, em momentos de crise, quando são necessárias soluções criativas. “Temos uma responsabilidade muito grande com as IFES do Brasil e vivemos um momento, acredito que histórico de discussão, em uma fase difícil, mas que pode ser superada com união”, pontuou Profa. Inessa.

Pronunciamento do coordenador nacional do Forplad

Em tom de despedida à frente da coordenação nacional do Forplad, Prof. Tomás declarou aberta a reunião expressando gratidão pela presença dos colegas do Fórum, para os quais pediu permissão para fazer um reconhecimento particular às equipes de trabalho. “Peço licença a todos para fazer uma referência, um reconhecimento e um agradecimento diferente dos anteriores, eu quero agradecer nossas equipes, de todas as nossas Pró-Reitorias e, especialmente, das Pró-Reitorias de Planejamento e Administração”, disse, narrando que, diferentemente das reuniões anteriores, em que costuma destacar o papel dos colegas anfitriões nas atividades que exercem, nesta oportunidade, ele agradeceria especialmente às equipes de apoio.

Visivelmente emocionado, Prof. Tomás lembrou cada integrante da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, a quem se dirigiu: “Quero agradecer imensamente à minha equipe. Vocês são nota 10. É uma equipe extremamente eficiente, eficaz e companheira”, manifestou, com a voz embargada.

Prof. Tomás afirmou que encerra esse ciclo no Forplad muito feliz e com o sentimento de dever cumprido, embora ciente de que pela frente há ainda muitas lutas e dificuldades a serem enfrentadas. Como legado, o coordenador nacional, que dirigiu 16 reuniões do Fórum, deixou uma mensagem de reflexão sobre a necessidade das IFES se manterem unidas e comprometidas. “Neste momento, a união é o único caminho para avançarmos e superarmos as dificuldades apresentadas”, enfatizou, complementando: “Importante deixarmos de lado, nossos interesses políticos e pessoais e, que, possamos colocar todo foco no trabalho coletivo.”

Salientando também a importância de haver compromisso e comprometimento para enfrentar os desafios que se apresentam, Prof. Tomás destacou: “Para que possamos efetivamente avançar é necessário maior comprometimento de todos.”

Início das atividades do Fórum

Após os pronunciamentos, a vice-reitora da UNIFAL-MG, Profa. Magali, e o vice-reitor da UNIFEI, Prof. Marcel, apresentaram suas respectivas instituições de ensino por meio de vídeos, linhas do tempo e dados expressivos que demonstram o crescimento dessas universidades, nas áreas de Graduação, Pesquisa e Extensão.

Na sequência, a coordenadora da Comissão de Modelos, Alda Maria Napolitano Sanchez, acompanhada pelo professor Tomás, conduziu os relatos sobre os acontecimentos e mudanças que ocorreram desde a última reunião do Forplad, ocorrida em agosto, em Palmas-TO. 

A coordenação nacional aproveitou a oportunidade para dar as boas-vindas aos novos pró-reitores que assumiram o cargo em suas instituições, passando a integrar o Forplad.

Após as atividades do primeiro dia, os gestores confraternizaram em um coquetel com apresentação musical do Trio da Velha, embalando o momento com Chorinho e Samba.

Vale destacar que a realização da 4ª Reunião do Forplad 2017 foi possível com o apoio da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e dos patrocinadores que participaram de Chamada Pública para captação de recursos e apoio ao evento. São eles:  Projeção Engenharia; Central Móveis; Tecnoset; Majestic; Cervejaria Gonçalves; Cervejaria Gorillaz e Zoom Fotografias. 

Lançamento do ForPDI

A cerimônia de abertura foi marcada também pelo lançamento do livro “Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – Um guia de conhecimentos para as Instituições Federais de Ensino” e da capacitação online Plataforma Aberta para Gestão e Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (ForPDI).

O livro conta com os seguintes autores: Tomás Dias Sant’Ana, Paulo Henrique de Sousa Bermejo, Lucas Cezar Mendonça, Natália de Melo Santos, Guilherme Henrique Alves Borges, Wagner Vilas Boas de Souza, Iara Ferreira Pinheiro, Alda Maria Napilitano Sanchez, Luciana Pereira de Sousa Bermejo, Marcelo Paiva de Souza, Éverton Leonardo de Almeida e Gustavo Soares Melo.

De acordo com o coordenador do Forplad, o livro foi idealizado para o uso de todas as universidades a fim de auxiliar na elaboração e acompanhamento do PDI. “Não temos dúvidas de que o planejamento estratégico materializado no PDI é a ferramenta essencial para o processo de desenvolvimento de nossas instituições”, afirmou.

Galeria de imagens