Abertura e apresentação de ações do Programa CIVITAS 2018

Versão para impressãoEnviar por email
Evento contou com lançamento do livro "Histórias de quando a água chegou"
 
Foto 1: abertura dos trabalhos com a presença do magnífico reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, e a presença da Profa. Eliane Garcia Rezende, pró-reitora de extensão – PROEX, e do Prof. Wellington Ferreira Lima, pró-reitor da PRACE e coordenador adjunto do Programa CIVITAS. Foto 2: a  Camerata Theophillus regida pelo compositor João Pedro Boroni.

O Programa CIVITAS - Práticas e Teorias do Literário, coordenado pelo professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Italo Oscar Riccardi León, promoveu um evento especial, na noite de 13/06, no Auditório Leão de Faria, com o objetivo de apresentar resultados parciais dos projetos integrantes do programa extensionista da UNIFAL-MG. Na ocasião também foi realizado o lançamento do livro “Histórias de quando a água chegou”, um resgate literário e cultural dos relatos orais surgidos com a construção da barragem de Furnas.

Com a intenção de criar um espaço de difusão da produção literária sul-mineira, tendo entre seus objetivos promover encontros, fomentar a leitura e incentivar o espaço para exibição e debate de cinema não comercial, o Programa CIVITAS é constituído por subprojetos e ações que exibiram alguns de seus resultados durante o evento, são eles:

1- Acervo Literário da cidade de Alfenas, coordenado pelo Prof. Dr. Marcos de Carvalho e desenvolvido pela bolsista Meire de Lima Mohallem, tendo como colaboradores os discentes Sabrina Santos Souza e Simão Pedro de Carvalho;
2- Histórias de quando a água chegou, coordenado pelo Prof. Dr. Italo Oscar Riccardi León e Profa. Dra. Flaviane Faria Carvalho, sendo desenvolvido pela bolsista Joyce Larissa de Souza Pereira e discentes colaboradores Fernanda de Souza Bernandes, Maria Luiza Destro Silva, Anna Eliza Ananias Reis;
3- Atentados Poéticos, coordenado pelo Prof. Dr. Wellington Ferreira Lima e Prof. Dr. Eloésio Paulo, e desenvolvido pelo bolsista Denis Ribeiro de Souza e discente colaborador João Paulo Lobo Botta.

Na foto, a presença destacada do Prof. João, nascido em Alfenas e docente há mais de 40 anos.

A noite contou com a apresentação da Camerata Theophillus e a palestra "A produção literária em Alfenas - pequena história", proferida pelo Prof. João Batista Cruz.

Vale mencionar que, além do lançamento do livro “Histórias de quando a água chegou”, de autoria dos pesquisadores da UNIFAL-MG, Flaviane Faria Carvalho, Ítalo Oscar Riccardi León, Paulo César de Carvalho e Rosângela Rodrigues Borges, o 1º número da Revista Arcimboldo, periódico digital, sem fins lucrativos, destinado à publicação de poemas, contos, crônicas e outros textos literários de curta extensão, cujo objetivo é o de veicular novas obras e novos autores do cenário literário brasileiro, também foi aplaudido no evento. (Confira a edição completa aqui!

A seguir, alguns links para os interessados em acompanhar as inciativas dos projetos do Programa CIVITAS:

Arquivo Sul Mineiro
Arcimboldo
Histórias de quando a água chegou...
 

Com informações e fotos: Equipe do Programa CIVITAS - Práticas e Teorias do Literário