UNIFAL-MG sedia maior evento farmacêutico do Sul de Minas

Versão para impressãoEnviar por email
Abertura do Congresso Mineiro de Farmácia ocorreu no dia 23/10
Marcos Luiz de Carvalho, Arthur Maia Amaral, Vanderlei Machado, Ivonaldo Gardingo, Rogério Ramos do Prado, Paulo Márcio de Faria e Silva

Farmacêuticos e acadêmicos de diferentes cantos do país se reuniram em Alfenas de 23 a 25/10, para o 2º Congresso Mineiro de Farmácia. O evento, realizado pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, em parceria com UNIFAL-MG e UNIFENAS, teve início no dia 23, com cursos simultâneos de diversas áreas da profissão. Já no primeiro dia, o evento reuniu mais de 400 congressistas, oriundos de oito estados e 159 cidades brasileiras.

A iniciativa busca oferecer capacitação, em alto nível, aos profissionais da área e será realizado a cada dois anos em outras regiões.

No dia 23/10/2014, foi realizada a cerimônia oficial de abertura no auditório Dr. João Leão de Faria na Instituição.

Dando início ao evento, o mestre de cerimônias realizou o convite para a 13ª edição do Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, que será realizado em agosto de 2015, em Belo Horizonte e agradeceu a presença da vice-reitora da UNIFAL-MG,  Profa. Magali Benjamin de Araújo; da diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, Profa. Fernanda Borges de Araújo Paula, do diretor-tesoureiro do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Marcos Luiz de Carvalho; da coordenadora do curso de Farmácia da UNIFENAS - campus Alfenas, Maria Tereza Carneiro Paschoal Bernardes; do coordenador do curso de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros, Waldemar de Paula Junior; do delegado da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Ivonaldo Gardingo e do gerente de Contas Públicas da Sanofi-Aventis, Gustavo Franco Palmeiras.

A mesa foi composta pelos senhores: Maurílio Peloso -  prefeito de Alfenas; Paulo Márcio de Faria de Silva – reitor da UNIFAL-MG; Vanderlei Machado – presidente do Conselho Regional de Farmácia; Arthur Maia Amaral - presidente do 2º Congresso Mineiro de Farmácia e secretário-geral do CRF/MG; Rogério Ramos do Prado - diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS, representando a reitora Maria do Rosário Araújo Velano e Erivelton Carvalho – prefeito de Turvolândia.

O presidente do Congresso, Arthur Amaral, abriu a solenidade, saudando os presentes e agradecendo a presença dos dirigentes da UNIFAL-MG e UNIFENAS, por abraçarem o evento em suas instituições, uma vez que essas universidades têm grande importância tanto no mercado farmacêutico quanto na formação de qualidade destes profissionais.

Em nome do Conselho Regional de Farmácia de Minas, Vanderlei Machado manifestou seu orgulho da participação neste evento e reiterou sobre a importância da qualidade de ensino na formação acadêmica da  atualização constante dos profissionais.

O reitor da UNIFAL-MG falou sobre a alegria de receber o evento, justamente no ano das comemorações do Centenário da UNIFAL-MG, ressaltando o curso de Farmácia, que também completa 100 anos, sendo o primeiro, efetivamente, a ser instituído, em 1914 e hoje é um dos cursos de referência nacional. Prof. Paulo Márcio parabenizou toda equipe de organização do evento e desejou um excelente congresso aos participantes.

Rogério Ramos da UNIFENAS agradeceu a todos os colaboradores que não mediram esforços para que o evento acontecesse e destacou ser uma honra poder concretizar essa parceria que só tem a contribuir para o profissional farmacêutico.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Alfenas, Maurílio Peloso, expressou grande alegria por Alfenas ter sido eleita para sediar o Congresso e destacou a atuação do farmacêutico para a saúde municipal.

Também presente durante a abertura, o prefeito de Turvolândia, Elivelton Carvalho, contou um pouco de sua trajetória desde sua graduação como farmacêutico, enfatizando que o curso de Farmácia é um dos cursos que mais exigem dos discentes, mas que traz muita recompensa também.

Em seguida, os participantes foram convidados a assistir uma apresentação motivacional feita por Luiz Guimarães Brandão, cirurgião-dentista formado na UNIFAL-MG, que ministra palestras sobre diversos temas da Odontologia, da Neurociência e do Comportamento Humano.

Mais informações sobre o 2º Congresso Mineiro de Farmácia

Galeria