Ação “Descomplicando a Política” marca parceria entre a UNIFAL-MG e o município

Versão para impressãoEnviar por email
Reitor se reúne com prefeito para atividade do projeto Observatório da Política Brasileira

Na quinta-feira, 29/03, o projeto de extensão da UNIFAL-MG “Observatório da Política Brasileira” iniciou os trabalhos com a ação “Descomplicando a Política”, em parceria com a Câmara Municipal de Alfenas e a Rádio Pinheirinho FM.

O “Descomplicando a Política” teve inicio com um debate entre o novo reitor da UNIFAL-MG, Sandro Amadeu Cerveira, e o prefeito do município, Luiz Antônio da Silva. A participação de 30 minutos aconteceu durante o programa “Bom dia cidade!”, comandado pelo também vereador João Carlos Tercetti, que gentilmente cede este espaço para o projeto.

"O debate tratou da relação da UNIFAL-MG com a cidade de Alfenas, e da violência contra mulher, por ensejo das discussões da Câmara Municipal sobre uma sede para a delegacia da mulher", conta o professor Wellington Ferreira Lima, um dos coordenadores do projeto e atual pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis da Universidade.

Segundo o professor, os debatedores também levaram a conversa para os temas da representatividade das mulheres na política e do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco.

O primeiro debate estava previsto para acontecer entre o reitor e o presidente da Câmara, José Carlos de Morais (Carlinhos Vardemá) que, por imprevistos, não pôde comparecer à rádio. Por esta razão, o prefeito Luizinho foi convidado e gentilmente aceitou participar do programa.

Nos termos do acordo entre a UNIFAL-MG, a Câmara e a Rádio Pinheirinho, os debates devem acontecer entre um professor da Instituição e um vereador ou outro funcionário da gestão pública municipal, sempre na última sexta-feira do mês, às 10h. O debate é sempre mediado por um dos membros do projeto.

Além do debate, drops de 1 minuto serão transmitidos durante a programação da rádio toda a semana. Os drops serão produzidos por professores e alunos da Universidade a fim de esclarecer para o público da rádio fundamentos da vida política, como o papel do prefeito, do vereador ou as diferenças entre direita e esquerda ou socialismo e liberalismo.

Informações e foto: Wellington Ferreira Lima, pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis da UNIFAL-MG