Centro Acadêmico de Farmácia conscientiza população sobre uso de medicamentos

Versão para impressãoEnviar por email
Ação foi realizada no Centro Vivencial de Alfenas

Com o objetivo de promover a conscientização da população sobre os riscos e benefícios da utilização de medicamentos, os integrantes do Centro Acadêmico de Farmácia (CAFAR), realizaram uma ação no Centro Vivencial de Alfenas, no dia 16/05.

Sob a coordenação da professora Márcia Helena Cardoso Podestá, o evento intitulado "Campanha 5 de maio" envolveu atividades como aferição de pressão arterial sistêmica, aferição de glicemia capilar e a busca de pacientes para acompanhamento farmacoterapêutico por meio de questionário específico. "Contamos com estandes, nos quais os projetos de extensão da Faculdade de Ciências Farmacêuticas puderam apresentar seus trabalhos à sociedade", afirmou Fabiano Soares Espósito Pinheiro, um dos integrantes do Centro Acadêmico de Farmácia.

Entre os participantes esteviveram presentes, o Centro de Estudos em Farmacovigilância da UNIFAL-MG (CEFAL), do qual a equipe repassou orientações sobre medicamentos as pessoas; um grupo do Programa de Educação Tutorial da Farmácia (PET) que realizou teste de hepatite; o Núcleo de Atençao Farmacêutica, que foi responsável pela realização da aferição de colesterol total e a equipe do projeto de DST/AIDS, que distribuiu preservativos à comunidade.

Cerca de 600 pessoas passaram pelo local durante a ação, que segundo a organização, atingiu a expectativa de conscientizar a população sobre os riscos e os beneficios da medicação, assim como da importância do controle desses indicadores de saúde (pressão, glicemia, colesterol) para o tratamento de uma patologia.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Fabiano Soares Espósito Pinheiro, discente do curso de Farmácia da UNIFAL-MG