Ações do Pibid Ciências Biológicas são premiadas em congresso de Biologia

Versão para impressãoEnviar por email
Conheça os trabalhos contemplados em evento realizado na Unicamp

Trabalhos desenvolvidos por estudantes do curso de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG nas áreas de Educação, Saúde e Meio Ambiente foram selecionados para apresentação durante a 13ª edição do Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia – CAEB, que ocorreu na Unicamp, em Campinas-SP, no mês de julho. Inscritos na modalidade painel, os quatro melhores foram selecionados para apresentação oral e um destes, foi premiado. Além das apresentações orais, também um trabalho foi contemplado como melhor painel.

“Vivenciando o aprendizado do sistema digestório” foi o tema do trabalho elaborado pela aluna Marta Romão de Lima, da Licenciatura, sob a orientação das professoras Andréa Amarante Paffaro e Luisa Dias Brito. A proposta do projeto foi compreender a anatomia do sistema digestório, bem como o conhecimento dos processos físicos, químicos e fisiológicos no processo de digestão. “O trabalho apresenta os resultados de uma sequência didática a respeito do aparelho digestório, realizada na Escola Estadual Samuel Engel em Alfenas, parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid do curso de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG”, explica Marta. O trabalho venceu o prêmio na categoria oral.

Conforme a acadêmica, as atividades foram desenvolvidas durante o mês de agosto de 2016, tendo como público-alvo os alunos da segunda série do Ensino Médio. “O conteúdo abordado envolveu as estruturas anatômicas e fisiológicas no processo de digestão e como os fatores sociais e culturais podem construir um hábito de alimentação saudável ou não”, conta.

A sequência didática elogiada na avaliação durante o congresso contemplou aula teórica sobre a anatomia e os mecanismos físico-químicos do aparelho digestório; café nutricional, que consistiu na divisão dos alunos em seis grupos (Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Sais Minerais, Vitaminas e Fibras), sendo cada grupo responsável por levantar informações sobre quais alimentos deveriam compor um café da manhã, e uma atividade prática chamada “Digestão do amido”, na qual foi utilizado como recurso pedagógico um kit da experimentoteca do Pibid-Biologia que permitiu a observação da degradação do amido pela enzima amilase encontrada na saliva. “Para encerramento da sequência didática foi realizado um momento de conversa e uma confraternização com os alimentos pesquisados oferecidos e trazidos pelos alunos para compor um café da manhã equilibrado”, acrescenta.

Já o trabalho “Construindo um portfolio como recurso didático para aulas práticas no ensino de Ciências e Biologia”, desenvolvido pela acadêmica Júlia de Souza, também da Licenciatura, sob a orientação da Profa. Talita Sarah Mazzoni, foi classificado na 3º colocação. A proposta volta-se para uma sequência didática desenvolvida para a Escola Estadual Samuel Engel em Alfenas, a fim de facilitar o acesso do professor a um banco de atividades práticas. “Foi construído um portfolio composto de atividades para os mais diversos temas abordados nas aulas de Ciências, Biologia e assuntos interdisciplinares”, conta Júlia, acrescentando que essa coleção de trabalhos a ser desenvolvida nos diferentes anos do Ensino Fundamental e Médio, foi elaborada a partir de material impresso, selecionado de revistas de educação, informativos, jornais ou mesmo retirado da internet.

De acordo com a pibidiana, a experimentação no ensino de Biologia constitui ferramenta indispensável para a construção do saber científico, sendo a atividade prática de suma importância para o despertar do aluno para a ciência. “É comum nos dias atuais, professores de Biologia fazerem uso de um ensino tradicionalista, no qual a metodologia usada resume-se em giz e lousa”, afirma. “O portfolio foi recebido com grande satisfação pelos professores, os quais se mostraram entusiasmados para consultar e aplicar os experimentos, relacionando-os com assuntos tratados durante as aulas teóricas”, expõe, pontuando que o material desenvolvido foi aplicado ao longo das aulas e disponibilizado para os professores de diferentes escolas públicas da cidade de Botucatu-SP e Alfenas-MG.

Na avaliação da professora Andréa, orientadora de um dos projetos premiados, um dos destaques desse evento foi a numerosa participação de estudantes da UNIFAL-MG, que foi representada por cerca de 50 alunos, por iniciativa dos próprios estudantes. Além disso, a docente ressalta o resultado excelente obtido pelos alunos da Universidade, bem como a área em que os trabalhos sobressaíram: de Educação, visto que as áreas de Biologia Molecular, Saúde e Ambiental também tiveram representações. “Partiu de uma iniciativa deles e divulgou o nome da UNIFAL-MG na Unicamp de uma maneira que eu nunca vi. Esse destaque na área de Educação é muito importante para nós, principalmente, para o Pibid”, comentou.

A seguir, confira os títulos dos trabalhos e os autores que representaram a Universidade no evento:

ÁREA: EDUCAÇÃO

Trabalhos selecionados para apresentação oral

Título: ​Vivenciando o aprendizado do Sistema Digestório
Autores: ​LIMA, M. R.; DIAS, I. S.; LUIZ, T. C.; RAIMUNDO, B. V. B.; SANTOS, T. S. D.; SILVA, G. C.; WATANABE, B. H. T.
Orientadores: Profa. Andrea Amarante-Paffaro e Profa. Luisa Brito
* Premiado como melhor trabalho oral
 
Titulo: PET-Biologia na escola: o uso de metodologia interativa no estudo da cadeia alimentar
Autores: PEREIRA, G.M.; MATTOS JR., A.P.; CHIAROTTO, A.B.S.; SANTOS, A.S.; PAIVA, A.L.S.; SALIBA, A.S.M.C.; SILVA, B.S.; SILVA, B.A.B.E.; BIGATTI, B.; GENEROSO, C.W.F.G; FERREIRA, D.H.; SILVA,D.C.Z.; BERALDO, J.P. ; LOURENÇO, L.O.; CHAVES, M.P.B.; SILVA, M.P.; MIRANDA, M.S.; GOUVÊA, C. M. C. P.
Orientadora: Profa. Cibele Gouvea

Trabalhos apresentados como painel

Título: ​Construindo um portfolio como recurso didático para aulas práticas no ensino de Ciências e Biologia
Autores: ​SOUZA, J.; BRAZ, J.; Braz e MAZZONI, T.
Orientadora: ​Profa. Talita Sarah Mazzoni
* Premiado como melhor painel
 
Título:​ A Macrocélula como instrumento de formação de futuros docentes
Autores: ​WATANABE, B. H. T.; DIAS, I. S.; LIMA, M. R.; LUIZ, T. C.; RAIMUNDO, B. V. B.; SANTOS, T. S. D.; SILVA, G. C.; BRITO, L. D.; AMARANTE-PAFFARO, A. M.
Orientadores: ​Profa. Andrea Amarante Paffaro e Profa. Luisa Brito
 
Título: ​​Projeto de extensão “acqua-escola”: levando a importância do mundo aquático para dentro da escola
Autores: ​SILVA, G.; MAZZONI, T.
Orientador: ​ Profa. Talita Sarah Mazzoni
 
Título: ​Uma vida com propósito
Autores: ​WATANABE, B. H. T.; DIAS, I. S.; LIMA, M. R.; LUIZ, T. C.; RAIMUNDO, B. V. B.; SANTOS, T. S. D.; SILVA, G. C.; ​BRITO, L. D.; AMARANTE-PAFFARO, A. M.
Orientadores: Profa. Andrea Amarante Paffaro e Profa. Luisa Brito
 
Título: ​Dino Ciências - O planeta terra e as suas modificações
Autores:  RAIMUNDO, B.; VILAS BOAS, D.; BRITO, L.
Orientadora: Profa. Luisa Brito

ÁREA: AMBIENTAL

Trabalho selecionado para apresentação oral

Título: Atividade do epitélio germinativo feminino em beta splendens (telostei perciformes) durante a recuperação ovariana pós desova
Autoress: ​BRAZ, J.; SOUZA, J.; QUAGIO-GRASSIOTTO, I.; MAZZONI, T.
Orientadora: Profa. Talita Sara Mazzoni

Trabalho apresentado em forma de painel

Título: Espécie nova de Stenochironomus, Kiffer 1919 (Insecta: Diptera: Chironomidae) do Sul de Minas Gerais - com descrição de todos semaforontes
Autores: ALVES, J.; MENDES, H.
Orientador: Prof. Humberto Fonseca Mendes

ÁREA: SAÚDE

Trabalhos apresentados em forma de painel

Título: ​Efeito da Ozonioterapia em tendão calcanear de ratos após transecção parcial
Autores: MOURA, M.; MARQUES, P.; VIEIRA, C.;  OLIVEIRA, L.; GUERRA, F.
Orientador: Profa. Flávia da Ré Guerra
 
Título: ​O efeito de Coffea Arabica L sobre a regeneração de tendão de ratos
Autores: ESPANHA, M.; RONDINELLI, B.; MOREIRA, H.; VIEIRA, C.; PRADO, L.; GUERRA, F.; MARQUES, P.
Orientadores: Prof. Petrus Pires Marques e Profa. Flávia da Ré Guerra
 
Título: ​Efeito citostático de complexo de paládio II para linhagem de adenocarcinoma mamário MDA MB 45
Autores: DIAS, I.; OLIVEIRA, B.; CORREA, E.; TONON, E.; GOUVEA, C.
Orientador: ​Profa. Cibele Marli Cação Gouvea
 
Título: Uma dieta hiperproteica durante o periodo fetal de camundongos altera o peso, o desenvolvimento morfológico e reflexivo da prole
Autores: ​MIRANDA, A.; GRECCO, G.; SILVÉRIO, A.; REIS, J.; PAFFARO JUNIOR, V.; PAFFARO, A.
Orientador: Profa. Andrea Amarante Paffaro
 
Com informações: Marta Romão de Lima e Júlia de Souza, do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da UNIFAL-MG, autoras dos trabalhos premiados; e Andréa Amarante Paffaro, professora do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura)
Fotos: arquivo das autoras dos trabalhos premiados durante o evento