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Trabalhos desenvolvidos por estudantes do curso de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG nas áreas de Educação, Saúde e Meio Ambiente foram selecionados para apresentação durante a 13ª edição do Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia – CAEB, que ocorreu na Unicamp, em Campinas-SP, no mês de julho. Inscritos na modalidade painel, os quatro melhores foram selecionados para apresentação oral e um destes, foi premiado. Além das apresentações orais, também um trabalho foi contemplado como melhor painel.
“Vivenciando o aprendizado do sistema digestório” foi o tema do trabalho elaborado pela aluna Marta Romão de Lima, da Licenciatura, sob a orientação das professoras Andréa Amarante Paffaro e Luisa Dias Brito. A proposta do projeto foi compreender a anatomia do sistema digestório, bem como o conhecimento dos processos físicos, químicos e fisiológicos no processo de digestão. “O trabalho apresenta os resultados de uma sequência didática a respeito do aparelho digestório, realizada na Escola Estadual Samuel Engel em Alfenas, parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid do curso de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG”, explica Marta. O trabalho venceu o prêmio na categoria oral.
Conforme a acadêmica, as atividades foram desenvolvidas durante o mês de agosto de 2016, tendo como público-alvo os alunos da segunda série do Ensino Médio. “O conteúdo abordado envolveu as estruturas anatômicas e fisiológicas no processo de digestão e como os fatores sociais e culturais podem construir um hábito de alimentação saudável ou não”, conta.
A sequência didática elogiada na avaliação durante o congresso contemplou aula teórica sobre a anatomia e os mecanismos físico-químicos do aparelho digestório; café nutricional, que consistiu na divisão dos alunos em seis grupos (Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Sais Minerais, Vitaminas e Fibras), sendo cada grupo responsável por levantar informações sobre quais alimentos deveriam compor um café da manhã, e uma atividade prática chamada “Digestão do amido”, na qual foi utilizado como recurso pedagógico um kit da experimentoteca do Pibid-Biologia que permitiu a observação da degradação do amido pela enzima amilase encontrada na saliva. “Para encerramento da sequência didática foi realizado um momento de conversa e uma confraternização com os alimentos pesquisados oferecidos e trazidos pelos alunos para compor um café da manhã equilibrado”, acrescenta.
Já o trabalho “Construindo um portfolio como recurso didático para aulas práticas no ensino de Ciências e Biologia”, desenvolvido pela acadêmica Júlia de Souza, também da Licenciatura, sob a orientação da Profa. Talita Sarah Mazzoni, foi classificado na 3º colocação. A proposta volta-se para uma sequência didática desenvolvida para a Escola Estadual Samuel Engel em Alfenas, a fim de facilitar o acesso do professor a um banco de atividades práticas. “Foi construído um portfolio composto de atividades para os mais diversos temas abordados nas aulas de Ciências, Biologia e assuntos interdisciplinares”, conta Júlia, acrescentando que essa coleção de trabalhos a ser desenvolvida nos diferentes anos do Ensino Fundamental e Médio, foi elaborada a partir de material impresso, selecionado de revistas de educação, informativos, jornais ou mesmo retirado da internet.
De acordo com a pibidiana, a experimentação no ensino de Biologia constitui ferramenta indispensável para a construção do saber científico, sendo a atividade prática de suma importância para o despertar do aluno para a ciência. “É comum nos dias atuais, professores de Biologia fazerem uso de um ensino tradicionalista, no qual a metodologia usada resume-se em giz e lousa”, afirma. “O portfolio foi recebido com grande satisfação pelos professores, os quais se mostraram entusiasmados para consultar e aplicar os experimentos, relacionando-os com assuntos tratados durante as aulas teóricas”, expõe, pontuando que o material desenvolvido foi aplicado ao longo das aulas e disponibilizado para os professores de diferentes escolas públicas da cidade de Botucatu-SP e Alfenas-MG.
Na avaliação da professora Andréa, orientadora de um dos projetos premiados, um dos destaques desse evento foi a numerosa participação de estudantes da UNIFAL-MG, que foi representada por cerca de 50 alunos, por iniciativa dos próprios estudantes. Além disso, a docente ressalta o resultado excelente obtido pelos alunos da Universidade, bem como a área em que os trabalhos sobressaíram: de Educação, visto que as áreas de Biologia Molecular, Saúde e Ambiental também tiveram representações. “Partiu de uma iniciativa deles e divulgou o nome da UNIFAL-MG na Unicamp de uma maneira que eu nunca vi. Esse destaque na área de Educação é muito importante para nós, principalmente, para o Pibid”, comentou.
A seguir, confira os títulos dos trabalhos e os autores que representaram a Universidade no evento:
ÁREA: EDUCAÇÃO
Trabalhos selecionados para apresentação oral
Trabalhos apresentados como painel
ÁREA: AMBIENTAL
Trabalho selecionado para apresentação oral
Trabalho apresentado em forma de painel
ÁREA: SAÚDE
Trabalhos apresentados em forma de painel