Ações desenvolvidas pelo Museu da UNIFAL-MG são apresentadas na Câmara Municipal

Versão para impressãoEnviar por email
Museóloga Luciana Menezes de Carvalho participou da Tribuna Livre

Os vereadores de Alfenas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco as ações desenvolvidas pelo Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG durante a Tribuna Livre da sessão plenária da Câmara Municipal de Alfenas, realizada na segunda-feira, 21/03.

A museóloga Luciana Menezes de Carvalho apresentou um breve histórico do museu, criado em 2009, e explicou que entre suas finalidades, o Museu da Memória e Patrimônio da Universidade exerce a preservação de objetos e memória dos cursos da Instituição, como máquina de escrever, lamparina, diferentes tipos de balanças, entre outros materiais, que já foram usados em laboratórios da antiga Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA).

Luciana também apresentou aos parlamentares as diversas ações para a comunidade, que são realizadas por estudantes e curadores do museu. Entre eles, destacam-se:

1- “Planejando Museu da UNIFAL-MG - a relação dos discentes com o Patrimônio e a Memória da UNIFAL-MG”, que elabora políticas internas, organiza, higieniza e acondiciona o acervo, idealizando e montando exposições, entre outras atividades.
2- “E o Museu de cada um patrimônio de todos nós - brincando de construir ideias sobre Museus e Patrimônios no Sul de Minas Gerais”, que visa a Educação Patrimonial de crianças de 05 a 12 anos das redes públicas, particulares e de projetos sociais, com a proposta de explicitar, na prática, como todo tipo de museu e de patrimônios são importantes.
 

Com informações e fotos: Portal O Melhor do Sul de Minas