Boas-vindas aos calouros

Novos estudantes participaram do evento "Acolhida ao Calouro" na Universidade

Nos dias 14, 15 e 16/05/2013, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – PRACE da UNIFAL-MG realizou mais uma edição do evento “Acolhida ao Calouro”.

Novos alunos selecionados nos 22 cursos de graduação oferecidos pela Universidade no 1º semestre letivo de 2013, participaram da programação que contou com a presença da Reitoria, Pró-reitorias e de apresentações de ações voltadas para os discentes e outros projetos desenvolvidos na Instituição.

O pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Prof. Marcos Roberto de Faria, foi quem conduziu as boas-vindas. “Sejam muito bem-vindos a este nosso evento, quero desejar oficialmente as boas-vindas a vocês, novos alunos da UNIFAL-MG, e dizer que é motivo de satisfação e de contentamento para nós, podermos contar com vocês que escolheram a Universidade Federal de Alfenas”, acolheu.

Prof. Marcos destacou números da UNIFAL-MG e comentou sobre a qualidade do ensino na Universidade, que se posiciona como uma das Instituições de Ensino Superior mais respeitadas do país. “Os números não nos deixam mentir. Vocês acabam de ingressar em uma universidade que prima pela qualidade o que certamente é motivo de orgulho; mas é este o momento também da gente pensar no nosso compromisso enquanto alunos e alunas, ingressantes numa Instituição pública”, observou.

Durante a recepção, os recém-chegados foram parabenizados pela Reitoria e Pró-reitorias, oportunidade em que os dirigentes falaram sobre a importância de aproveitar a fase da vida universitária e explicaram sobre como é funcionamento de cada área, bem como os projetos e bolsas que são disponibilizados aos acadêmicos. O Diretório Central dos Estudantes –DCE também foi representado no evento ocorrido na sede e também no campus Varginha.

Em Alfenas, a acolhida aconteceu em dois momentos: no período da tarde, para os estudantes diurnos e à noite, para os alunos dos cursos noturnos.

Representando a Reitoria estiveram presentes, o reitor em exercício, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior, que participou do evento noturno em Alfenas e em Poços; e também o chefe de gabinete, Prof. Paulo César de Oliveira, que deu boas-vindas aos estudantes diurnos na sede e no campus Varginha.

Calouros conheceram alguns projetos como o Núcleo de Estudos Multidisciplinar: Religião e Espiritualidade - NEMRES e “CalorUmano”, desenvolvido por alunos do PET Nutrição em contrapartida ao trote, que nesta edição, criaram uma recepção em forma de casa, com sofá, painel com fotos de outros anos do projeto e incluíram ainda, uma mesa de jantar. O ambiente foi montado no hall do auditório Dr. João Leão de Faria e teve por objetivo, tornar a chegada dos novos alunos mais aconchegante.

Na apresentação noturna, os alunos prestigiaram também, o projeto de Extensão da área de Cultura, "Madrigal Renascentista".

Em Poços de Caldas e Varginha, os alunos dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Economia, respectivamente, foram recepcionados pelos dirigentes da Universidade e também pelos diretores dos campi.

Recepção Calorosa

No dia 14/05/2013, a Aliança Bíblica Universitária da Universidade Federal de Alfenas - ABU UNIFAL apoiou a Acolhida ao Calouro, fazendo uma recepção ‘calorosa’ e bem humorada com fotos e malabares. Os novos alunos foram convidados a afirmar sua identidade, literalmente, antes e depois da acolhida. Os discentes gostaram da ideia e até veteranos quiseram participar.

A Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) é uma organização missionária que existe para compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo nas escolas e universidades brasileiras, através da iniciativa dos próprios estudantes. O treinamento e formação de estudantes e profissionais, visando o testemunho cristão e o serviço à Igreja e à sociedade, completam nossa missão.

Em Poços de Caldas, foi promovida mais uma edição da ação extensionista "Calouro Cidadão", entre os dias 07 e 10/05/2013, que busca incentivar a participação dos alunos em ações de caráter social que, de forma prazerosa e construtiva, visam proporcionar momentos de integração e boas-vindas entre ingressantes e pregressos, a partir de ações sociais como a arrecadação de roupas, fraldas, calçados e alimentos, e posterior doação à instituições de caridade que abrigam idosos e crianças, de forma a beneficiar a sociedade na qual a Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG está inserida e que a mantém.

Nesta edição, os alunos arrecadaram 566 kg de alimentos e 1.600 peças de roupas.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social