I9/UNIFAL-MG realiza o primeiro depósito internacional de patente

Depósito foi realizado por meio do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT)

A Agência de Inovação e Empreendedorismo - I9/UNIFAL-MG realizou, em janeiro de 2015, o seu primeiro depósito internacional de pedido de Patente de tecnologia gerada na Universidade, cuja titularidade pertence à UNIFAL-MG e à FAPEMIG.

O depósito foi realizado por meio do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT). Os inventores desta tecnologia são os pesquisadores: Prof. Eduardo Costa de Figueiredo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas; Prof. Pedro Orival Luccas do Instituto de Química, a técnica de laboratório/química Valéria Maria Pereira Barbosa e o químico Adriano Francisco Barbosa, ambos doutorandos da UNIFAL-MG.

O PCT é um tratado multilateral que permite requerer a proteção patentária de uma tecnologia ou invenção, simultaneamente, num certo número de países, por intermédio do depósito de um único Pedido Internacional de Patente. Este Tratado é administrado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e conta com 148 países signatários, dentre eles o Brasil. O seu principal objetivo é simplificar e tornar mais econômica a proteção das tecnologias quando a mesma for solicitada em diversos países. Após essa etapa, o próximo passo é escolher os países (dentre os 148), nos quais se pretende proteger a tecnologia (visando a transferência da mesma, ou o mercado econômico apropriado). Em cada um dos países escolhidos é realizado, posteriormente, um depósito de pedido de patente nacional. Deve-se ressaltar que não existe uma patente internacional e sim um depósito internacional via PCT. Esse é um passo muito importante, visando à transferência e à exploração da tecnologia em mercados internacionais.

Informações: Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG