Aluna de Atuária é selecionada em programa de formação em mercado de seguros

Contemplada irá desenvolver novos produtos, processos e serviços baseados em tecnologia

Beatriz Bernadino, aluna do curso de Ciências Atuariais da UNIFAL-MG, campus Varginha, e pesquisadora do Laboratório de Risco Atuarial e Inovação (LAR) da Universidade, foi selecionada por um programa de formação de profissionais capazes de transformar o mercado de seguro e resseguro por meio do desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços baseados em tecnologia.

Chamado Insurtech Innovation Program, o programa é uma iniciativa do Instituto de Gestão de Riscos Financeiros e Atuariais (IAPUC) da PUC-Rio em parceria com o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB-Re) e Mongeral Seguradora.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Atuariais e diretor-geral do Laboratório de Risco Atuarial e Inovação, Prof. Reinaldo Marques, o Insurtech Innovation Program proporciona uma excelente oportunidade para os alunos desenvolverem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.  “O programa tem uma enorme sinergia com as atividades desenvolvidas no LAR que buscam encontrar soluções tecnológicas para o mercado de seguros e finanças”, afirma o professor, acrescentando que o Instituto de Gestão de Riscos Financeiros e Atuariais da PUC-Rio, foi o centro de formação dele e do professor Leonardo Costa, também da UNIFAL-MG. “Sabemos que esse programa será nível internacional e com boas soluções para o mercado de seguros”, garante.

Para a estudante, sua participação no programa irá agregar aos projetos desenvolvidos no LAR, uma vez que já vem atuando nessa área. “Meu trabalho no LAR está relacionado com essa parte de inovação que o programa visa, então me interessei exatamente por esse ponto: inovar e ter o conhecimento para isso, já que iremos estudar mais a fundo o mercado de seguros e resseguros e suas necessidades e como melhorá-lo com base em tecnologia”, destaca.

O método de ensino e aprendizagem adotado no Insurtech Innovation Program é o Challenge Based Learning (CBL). Conforme explica o Prof. Reinaldo, na prática, são formados grupos multidisciplinares, desafios são propostos, conteúdos técnicos e não técnicos são apresentados e os participantes desenvolvem projetos criativos e inovadores com impacto significativo dentro da área de seguros e resseguros. “Essa  formação confere relevante conhecimento técnico, metodológico e ferramental ao participante, ao mesmo tempo desenvolve comportamentos empreendedores como busca de oportunidade e iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, estabelecimento de metas, entre outros”, esclarece.

Comentando a aprovação no programa, Beatriz pontua a importância de sua trajetória no curso de Ciências Atuariais e como integrante do Laboratório de Risco Atuarial e Inovação. “Hoje, no Brasil, os atuários exercem um papel de destaque no mundo dos seguros, então o curso e as pesquisas no LAR me prepararam muito bem para estar familiarizada com esse setor, já que as últimas pesquisas, ainda em desenvolvimento, estavam relacionadas com ele, como o Valuation no mercado segurador e ressegurador e o desenvolvimento do Programa SegLAR”, conta. Durante a entrevista, a aluna apresentou aos avaliadores um dos programas já desenvolvidos no LAR, mostrando resultados que ajudaram na aprovação. “Outro ponto importante foi falar do trabalho realizado em equipe no LAR, já que trabalhamos em grupos e, por mais variados que sejam os assuntos estudados, sempre colaboramos uns com os outros”, enfatiza.

A discente selecionada também falou sobre as expectativas de participar de um programa de formação tão multidisciplinar. “Espero agregar cada vez mais conhecimento, não só com o curso em si, mas com os outros estudantes aprovados, já que são de diferentes cursos de graduação e pós”, diz. “Ter esse primeiro contato com o mercado é algo que será realmente muito importante para entender algo que o meu orientador, Reinaldo Marques, sempre falou: ‘Temos que trabalhar/pesquisar para resolver problemas reais’. Acredito que depois de anos focada nesse meio acadêmico, conhecer esse ‘outro lado’ será o principal”, encerra.

Vale ressaltar que durante sua graduação na UNIFAL-MG, além de desenvolver soluções para o mercado de seguros, Beatriz também participou do Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (BRACOL), oferecido pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), gerenciado na Instituição pela Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arinter) e pela Pró-Reitoria de Graduação.

Foto: arquivo pessoal da estudante Beatriz Bernadino