Alunos da UNIFAL-MG participam de webconferência de instituto amazonense

Versão para impressãoEnviar por email
Palestra foi transmitida da sede do Instituto Mamirauá, em Tefé/AM

Os alunos do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) participaram da palestra "Monitoramento e conservação de recursos naturais: experiências de pesquisa e gestão participativas na Amazônia”, dos pesquisadores Lísley Lemos e Caetano Franco, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), por meio de webconferência. A apresentação foi dividida em dois dias, 28 e 29/11, e transmitida diretamente da sede do instituto na cidade amazonense de Tefé para o público na UNIFAL-MG.

A conferência mostrou um panorama sobre monitoramento e conservação de recursos naturais, experiências de pesquisa e gestão participativa, trabalho realizado há quase duas décadas pelo Instituto Mamirauá na Amazônia. “A princípio, apresentamos o histórico de formação do instituto e das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, onde os projetos têm sido realizados mais intensamente”, explica Caetano Franco, que é pesquisador e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No segundo dia de webconferência, Lísley Lemos, especialista em primatas e membro do Grupo de Pesquisa de Ecologia de Vertebrados Terrestres (Ecovert) do Instituto Mamirauá, apresentou dados do Sistema de Monitoramento de Fauna (SMUF). Implementado há 15 anos na Reserva Amanã, o sistema consiste na coleta contínua de informações sobre eventos de caça e de material biológico em cinco comunidades rurais na reserva.

O evento via web foi organizado pelo professor do ICN, Rogério Grassetto Teixeira da Cunha.

Com informações e fotos: Rogério Grassetto Teixeira da Cunha, professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG