Alunos da UNIFAL-MG visitam o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Conhecer a estrutura do INPE complementou disciplinas voltadas para geoprocessamento

No dia 06/05, alunos dos cursos de Geografia e Biologia da UNIFAL-MG visitaram as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, em São José dos Campos-SP. Na ocasião, aconteceram palestras com renomados pesquisadores da Instituição como os professores Márcio e Dalton Valeriano e Evilyn Márcia Leão de Moraes Novo que abordaram os temas: Modelos Digitais de Elevação do Terreno; o Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélite – PRODES e Sensoriamento Remoto aplicado aos Recursos Hídricos.

A referida atividade faz parte da complementação das disciplinas: Fundamentos de Sensoriamento Remoto e Fotointerpretação e Introdução ao Geoprocessamento ministradas pelo professor do Instituto de Ciências da Natureza, Rodrigo José Pisani, que também teve o apoio do professor do mesmo Instituto, Marcelo de Oliveira Latuf, que fez estágio no INPE em anos anteriores e estabeleceu os contatos com os pesquisadores, tornando possível a visita técnica.

Os alunos relataram que as palestras superaram em muito as expectativas com diversas aplicações e compartilhamento de experiências vivenciadas. Segundo o professor Rodrigo, os alunos da UNIFAL-MG mostraram maturidade profissional ao serem participativos com questões pertinentes aos palestrantes.

Outro ponto interessante destacado pelo Prof. Rodrigo, foi a visita ao Laboratório de Integração e Testes (LIT), onde são testados os componentes dos sensores orbitais, despertando muita curiosidade por parte dos alunos que relataram que não faziam ideia que o Brasil possuía esse tipo de infraestrutura, algo parecido a “cenários de filme de ficção científica”. Os professores Rodrigo e Marcelo ressaltaram que a visita teve um duplo caráter profícuo: "O aproveitamento dos alunos em contato com a estrutura do INPE e o estabelecimento de pontes interinstitucionais no sentido de viabilizar futuros projetos de estágios e pesquisas entre o INPE e a UNIFAL-MG", afirmam.

Cabe destacar também que no dia 28/04, ocorreu na Unidade Educacional Santa Clara uma vídeoconferência com a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército – DSG localizada na cidade do Rio de Janeiro, sob a coordenação do professor Marcelo de Oliveira Latuf, com a  participação dos alunos do quinto período do curso de bacharelado em Geografia. Na oportunidade, os engenheiros cartógrafos discorreram sobre diversos temas relativos a Cartografia sistemática e de base com uma interação muito positiva entre os palestrantes e os alunos.

Galeria de imagens

Com informações e fotos: Rodrigo José Pisani, professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG