Alunos do Mestrado em Ecologia são aprovados em doutorados de renome nacional

Diogo Olivetti e Joaquim Ayer desenvolverão projetos na área de Geociências

Os mestres em Ecologia e Tecnologia Ambiental pela UNIFAL-MG, Diogo Olivetti e Joaquim Ernesto Bernardes Ayer, foram aprovados em programas renomados de pós-graduação do Brasil, na área de Geociências. Diogo fará o doutoramento na Universidade de Brasília (UnB) e Joaquim, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

De acordo com Diogo, Modelagem de Erosão Hídrica, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto” é o tema da pesquisa que será desenvolvida. “O objetivo do trabalho será relacionar em escala multitemporal, a estimativa da produção de sedimentos em bacias hidrográficas no entorno do reservatório hidrelétrico de FURNAS, por meio de modelagem de erosão hídrica e técnicas de geoprocessamento, com a concentração de sedimentos no reservatório, por meio de imagens de satélite; de modo a caracterizar o efeito das alterações no uso do solo na produção e concentração de sedimentos e qualidade das águas”, explica o pesquisador, graduado em Geografia, também pela UNIFAL-MG.

Diogo, que desenvolverá o projeto sob a orientação do professor Henrique Llacer Roig da UnB, compartilha a satisfação e expectativa para mais essa etapa acadêmica. “Estou muito contente pela aprovação em uma universidade renomada como a UnB, em uma das cidades mais importantes do país. Minhas expectativas são as melhores possíveis, diante da estrutura que a UnB, juntamente com seu Instituto de Geociências, e a cidade de Brasília proporcionam. Acredito que será uma grande oportunidade de conhecimento, contatos e vivência que contribuirão para o meu desenvolvimento  profissional e  pessoal”, destacou.

Joaquim, que também se formou em Geografia na UNIFAL-MG, desenvolverá o projeto intitulado “Avaliação do efeito da paisagem na qualidade e abundância de água subterrânea em aquíferos fraturados do Circuito Paulista das Águas”, sob a orientação da professora Sueli Yoshinaga da Unicamp. O trabalho consistirá em análises de campo e mapeamento digital a partir de sistemas de informação geográfica e sensoriamento remoto, de características da paisagem, como pedologia, geologia, geomorfologia, entre outras, que serão utilizadas para gerar modelos estatísticos de avaliação de águas subterrâneas. “Isto tem como objetivo, a identificação de áreas na paisagem mais suscetíveis de se encontrar água subterrânea de qualidade e abundante para perfurações de poços artesianos”, esclarece.

Durante o mestrado na Instituição, Diogo e Joaquim foram orientados pelo Prof. Ronaldo Luiz Mincato, do Instituto de Ciências da Natureza.