Apresentações do Projeto de Extensão "Camerata Theophillus" no mês de junho promoveram a cultura na região

Saiba como foram as apresentações ocorridas nos dias 15, 22, 25 e 29/06

As apresentações do Projeto de Extensão “Camerata Theophilhus” realizadas no mês de junho atenderam não somente a uma das metodologias do projeto, que é proporcionar aos integrantes a experiência de participar de concertos e oficinas temáticas envolvendo a música, como também promoveram a cultura na região.

No dia 14/06, a Camerata Theophilhus, juntamente com a Orquestra Barroca e a Orquestra Experimental (formadas por integrantes da própria Camerata), se apresentou no auditório Dr. João Leão de Faria para um grupo de empresários, oportunidade na qual a pró-reitora de Extensão, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, falou sobre a Lei Estadual de Incentivo à Cultura que entre os objetivos, propõe apoiar projetos culturais produzidos por artistas e produtores mineiros; promover a descentralização da produção cultural e ampliar o acesso aos bens culturais e artísticos. A Lei se caracteriza como um mecanismo de incentivo e estímulo ao investimento cultural privado por meio de renúncia fiscal (ICMS) e estabelece percentual de aprovação para projetos de empreendedores domiciliados no interior do Estado. O prazo para inscrição de projetos a serem beneficiados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais se encerra no dia 22/07/2013. (Acesse o Edital.)

Durante a apresentação, que foi intitulada “O Clássico Romântico” em comemoração ao Dia dos Namorados, a Profa. Fátima resgatou também a história de compositores como Johann Strauss II, Tchaikovisky, Mozart e Vivaldi. Ao final, a professora ainda destacou alguns resultados positivos do projeto na UNIFAL-MG que contribuiu no processo de formação acadêmica na área de música de alguns participantes.

Os integrantes da Camerata Theophilhus também fizeram uma apresentação na cidade de Paraguaçu no dia 22/06, onde a pró-reitora apresentou o Sistema Nacional de Cultura (SNC), que busca fortalecer institucionalmente as políticas culturais da União, Estados e Municípios, com a participação da sociedade. O evento foi uma das ações para a realização da I Conferência de Cultura do município.

Encerrando o mês, os participantes da Camerata fizeram um ensaio no hall do prédio V no dia 25/06, para uma apresentação realizada no auditório Dr. João Leão de Faria, no dia 29/06.

E as apresentações não param por aí. A Camerata também foi convidada a participar da abertura do Festival de São Sebastião da Bela Vista-MG, no próximo dia 12/07.

As ações do projeto propiciam aos seus participantes, além do aprendizado de um instrumento musical e desenvolvimento técnico na execução do instrumento, noções de teoria musical. Os músicos que atuam como professores no projeto da Orquestra são alunos dos cursos de graduação da Universidade ou voluntários da comunidade alfenense.

Galeria

Informações: Ana Carolina Araújo - Jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG
Colaboração: Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG
Fotos: Facebook do Projeto Camerata Theophillus