Apresentações musicais embalam intervalos de almoço no campus Poços de Caldas

Projeto de extensão “Palco Livre” promove cultura e lazer para a comunidade local

Uma iniciativa cultural no campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG tem reunido toda comunidade acadêmica para prestigiar apresentações musicais de talentosos alunos, professores e técnico-administrativos. Trata-se do projeto de extensão “Palco Livre”, que acontece às quartas-feiras, no intervalo do almoço.

De acordo com a professora Wilges Ariana Bruscato, que atua na coordenação do projeto, ao lado do Prof. Laos Alexandre Hirano, a proposta surgiu como alternativa de lazer para o intervalo do almoço, entre 12h30 e 13h30. “A iniciativa do projeto partiu do Prof. Laos, pensando no tempo ocioso durante o intervalo do almoço, na oportunidade dos talentos de serem mostrados e também na necessidade de proporcionar descontração e alívio do estresse para o público local”, conta.

Iniciado há cerca de um mês, o Palco Livre já abriu espaço para apresentações de integrantes da banda The Piepexes, para um arranjo de alunos, para um grupo de técnicos que formam a banda Os Diagonais e também do próprio coordenador do projeto, Prof. Laos.  “A ideia é que aqueles que queiram mostrar um pouco de sua arte musical, aproveitem a estrutura montada em parceria com a prefeitura do campus e o façam mediante um agendamento”, explica a Profa. Wilges.

Os contatos são feitos pela página do Palco Livre no Facebook, onde a coordenação divulga as atrações previstas para a semana, publica fotos e vídeos das apresentações, e orienta músicos sobre como participar.

Para a realização, o projeto recebe o apoio na infraestrutura dos técnico-administrativos Alexandre Rubim e Danilo de Abreu e Silva, do colaborador Mateus Bernardes e do bolsista Eduardo Paniguel. Além disso, os participantes do grupo PET Ciência auxiliam na divulgação das edições.

Os integrantes da banda Os Diagonais ressaltam a importância da iniciativa. “Esta atividade cultural proporciona aproximação de toda a comunidade acadêmica, trazendo a união e a diversidade artística para os membros da Universidade. Esse momento de descontração nos dá ânimo para o trabalho e torna menos estressante as atividades do dia a dia”, afirmam.

Segundo os músicos do grupo, o espaço iguala alunos, professores, técnicos e colaboradores terceirizados, permitindo que juntos compartilhem lazer, alegria e a descoberta de talentos de cada um. “O único poder que prevalece é o da arte, qualquer outra intenção é mero desvio”, refletem.

Como ação extensionista, o projeto prevê também a possibilidade de artistas da cidade de Poços de Caldas participarem das apresentações, não apenas aqueles que fazem parte da comunidade acadêmica. Para isso, os interessados devem conhecer as normas disponibilizadas no canal do Palco Livre no Facebook, no endereço: https://www.facebook.com/palcolivreunifalpc.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Wilges Ariana Bruscato, professora do Instituto de Ciência e Tecnologia do campus Poços de Caldas, vice-coordenadora do projeto