"Arqueologia: as histórias presentes em nossas vidas"

Equipe da UNIFAL-MG promoveu atividades em sítios arqueológicos em escola de Paraguaçu

No dia 12/11, os discentes do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI) e do curso de História deram desenvolvimento ao projeto "Arqueologia: as histórias presentes em nossas vidas", na Escola Estadual Pedro Leite, em Paraguaçu.

Além das palestras iniciais, explicando a importância da Arqueologia no nosso dia a dia, os discentes da Universidade realizaram uma série de sítios arqueológicos artificiais, nos quais os alunos do Ensino Fundamental II escavaram, identificaram e descreveram toda documentação arqueológica encontrada.

"Só temos que agradecer à Secretaria de Educação de Paraguaçu, a Direção da Escola Estadual Pedro Leite, corpo docente, discente e demais funcionários, em especial a Profa. Soraia, pela carinhosa recepção. Mesmo com toda a dificuldade que encontramos em 2015, principalmente por causa do corte de verbas, a Reitoria da UNIFAL-MG prontamente nos apoiou com todo aparato logístico necessário", enfatizou professor Cláudio Umpierre Carlan, coordenador do projeto.

Prof. Carlan ressaltou ainda, a importância de trabalhar em parceria com os colegas professores dos Ensinos Médio e Fundamental. "Precisamos sempre estar próximos a nossa região, atuando em parceria com os colegas do Ensino Médio e Fundamental. Nós, professores e pesquisadores, não podemos ficar presos ao mundo acadêmico, em nossos 'castelos científicos', precisamos sim, atuar cada vez mais com as secretarias de educação. Mostrando para os alunos que as transformações ocorrem graças a educação e a dedicação de cada um".

Este projeto, de divulgação científica para o público infantil, é financiado pelo Edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Secretaria de Cidade Sustentável (SECIS) número 90/2013 e coordenado pelos professores Pedro Paulo Funari, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Cláudio Umpierre Carlan, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e Lúcio Menezes Ferreira, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Galeria de imagens

Informações e fotos: Cláudio Umpierre Carlan, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG