Arraial da Diversidade balança a UNIFAL-MG

A livre expressão das sexualidades, o respeito e o amor marcam a semana dos namorados

No dia 08/06, foi realizado o "Arraial da Diversidade" no palquinho da sede da UNIFAL-MG. Integrando ensino e extensão, a produção do evento compõe uma unidade do Plano de Ensino da disciplina Sociologia da Cultura e integra as ações de extensão do Laboratório de Educação e Cultura (LEC-UNIFAL-MG), coordenado pelo Prof. Elias Evangelista Gomes (ICHL).

Idealizado e realizado pelos estudantes, o evento visou promover a cultura dos direitos humanos e o reconhecimento positivo da diversidade sexual. Na festa, estiveram presentes servidores, senhoras da Universidade Aberta para a Terceira Idade (Unati), estudantes, professores e filhos, ex-alunos de várias unidades.

O Coletivo de Teatro Zepelim realizou uma performance sobre o casamento civil. Simbolicamente, foram casados estudantes lésbicas, gays, heterossexuais e poliamores. Para ninguém ficar sozinho, o último casal de rapazes se casou também com a juíza responsável pela celebração do contrato.

Uma programação intensa, com muita energia e detalhe. Arte circense e projeção de longas e curtas metragens, clipes das divas que valorizam a diversidade sexual e combatem os preconceitos. O auge foi a banda Café com Cajuína que balançou o público com forró.

Completando a área musical, o som ficou por conta do Prof. Carlos Eduardo Paiva (ICHL). O estudante Fernando Guedes, com traje inspirado no caipira presente na literatura, leu dezenas de correios elegantes com cantadas, garantindo a participação efetiva do público na expressão das várias formas de amar e provocando muitos risos.

No convite dizia: O que levar? #AmorErespeito. Como não podiam faltar as comidas de época, foram distribuídos gratuitamente pipoca, caldo de feijão e chá de alfavaca, financiados pelos estudantes e pelo docente.

Repercussão ao vivo e nas redes sociais

Ao final do "Arraial da Diversidade", a equipe organizadora ouviu inúmeras vezes de professores e estudantes que “tem que ter todo ano”.

Uma discente de química da Universidade registrou no Facebook: “Nossa universidade carece muito de espaços como os de ontem! Obrigada a todos os idealizadores, foi realmente muito bonito e muito legal! Um dos mais lindos espaços que presenciei na UNIFAL desde que cheguei!”.

Um estudante de Direito da Unifenas comentou: “Eu agradeço pelo convite, gostei muito. Pois devemos, sim, lutar pela diversidade em nosso Brasil, e é isto que em minha futura profissão pretendo fazer!”

O arraial também foi sucesso no Sppoted. Algumas pessoas se manifestaram: “(...) Só queria reafirmar o que o rapaz falou no microfone: ‘Para a galera da UNIFAL, beijaria todos e todas’, com muito prazer gente”.

Outra disse: “Hoje, a gente reescreveu um poema. Quem foi que disse que João deveria amar Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili? Hoje, João amou Raimundo, Lili amou Teresa e a UNIFAL toda se amou. Parabéns aos organizadores (em especial a Carol) e a banda Café com Cajuína (mandaram muito bem). Por mais eventos como esse. Beijos a todos”.

Um ex-aluno da pós-graduação da UNIFAL-MG comemorou no Whatsapp: “Eu adoro minha UNIFAL véia de guerra. É bom ver a evolução da Instituição. Foi uma delícia ontem”.

Conforme alguns estudiosos da Sociologia da Educação têm apontado, atividades coletivas e culturais também contribuem para uma maior afiliação do estudante no ensino superior e nas cidades universitárias. Uma voluntária e bolsista do PIBID dá indícios sobre a possibilidade de ampliação do arco de amizades e da experiência de solidariedade. No Facebook, ela postou: “Queria dizer que o evento foi lindo. Amei e adorei ajudar a realizar um trem tão gostoso, que fiquei com dor no coração de negar chá de alfavaca para um moço e uma moça pra deixar para os meninos da banda. Sorry. Vamos lá em casa, gente. Eu farei para mais (...)”.

Celebrando o respeito e o amor, é certo que o encontro vem contribuir para vivificar os princípios estatutários da UNIFAL-MG na promoção da dignidade e da liberdade e os seus objetivos de promover a solidariedade entre as pessoas e a melhoria da qualidade de vida.

Diretorias
Administração e finanças (DAF): Marissa Rossi
Comunicação e audiovisual: Melissa Cabral
Design de Ambiente: Maria Paula Alvarenga