Servidores da UNIFAL-MG têm artigo aceito para publicação em revista renomada

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Geraldo Liska e Celso Ferrarezi são os autores do estudo que ganhou destaque na "Signum"

O secretário executivo da Pró-Reitoria de Graduação, Geraldo José Rodrigues Liska, e o professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Celso Ferrarezi Júnior, tiveram, recentemente, artigo aceito para publicação na Revista Signum: Estudos da Linguagem (Qualis A2), uma das mais importantes na área no Brasil.

O trabalho é fruto de uma parceria entre os autores no âmbito do Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas, no qual ambos atuam como pesquisadores da linha de pesquisa “Estudos de Semântica descritiva, teórica e aplicada”, linha a que também estão vinculados 15 alunos do curso de Letras e uma aluna do Mestrado em Educação.

Intitulado “Forma e estilo no ensino da língua: variação e uso linguísticos”, o trabalho apresenta uma perspectiva inovadora sobre o ensino da língua, que visa a seu estudo na sala de aula por meio de uma abordagem sociocultural, levando em conta diversas construções morfológicas e sintáticas permitidas na interação entre sujeito, língua e mundo.

"Mais do que apenas o Qualis da revista ou sua importância para o Lattes dos autores, a publicação do artigo conjunto demonstra que é possível e produtiva uma convivência acadêmica sadia, com trabalhos e pesquisas realizados em parceria entre técnicos-administrativos em educação e docentes, de forma que ambas as partes contribuam não apenas para a construção de saberes de valor institucional, mas também de saberes mais amplos, em uma ação mutuamente respeitosa", enfatiza Geraldo.

De acordo com o técnico-administrativo, tais parcerias são muito importantes para a valorização de todos os segmentos funcionais da Instituição e convalidam a missão da UNIFAL-MG ao promover a formação plena do ser humano com base nos princípios da reflexão crítica, da liberdade de expressão, da solidariedade nacional e internacional, comprometendo-se com a justiça, a inclusão social, a democracia, a inovação e a sustentabilidade socioambiental, gerando, sistematizando e difundindo o conhecimento, em conformidade com seu Plano de Desenvolvimento Institucional.

Para saber mais sobre os autores da publicação:

Geraldo José Rodrigues Liska

Doutorando e Mestre em Estudos Linguísticos (Área: Linguística Aplicada. Linha: Ensino do Português) pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual: Tecnologias, Técnicas e Metodologias pela Universidade Federal de Itajubá (2011) e em Linguística pela Universidade Gama Filho (2010) . Atualmente é Secretário Executivo da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Morfologia, Lexicologia, Semântica Lexical e Estilística Léxica.

Celso Ferrarezi Junior

Pós-Doutor em Semântica pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor titular do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica, tendo idealizado e desenvolvido a Semântica de Contextos e Cenários, uma vertente de estudos semânticos com enfoque cultural. Atua principalmente com os seguintes temas: Semântica, Linguística aplicada à educação (de forma especial em processos de significação e ressignificação em ambiente escolar), alfabetização e descrição e teoria lingüísticas.

Informações: Geraldo José Rodrigues Liska, secretário Executivo da Pró-Reitoria de Graduação da UNIFAL-MG