Artigo desenvolvido na UNIFAL-MG é finalista em prêmio nacional de Atuária

Prof. Reinaldo Marques é autor do trabalho selecionado que trata sobre solvência atuarial

Um trabalho envolvendo análise de riscos e solvência no ramo de seguros, desenvolvido pelo professor da UNIFAL-MG, Reinaldo Antônio Gomes Marques, coordenador do curso de Ciências Atuariais, é um dos finalistas do Prêmio Ricardo Frischtak, lançado pelo Instituto Brasileiro de Atuária (IBA).

Parte de uma das áreas de pesquisa do Laboratório de Risco Atuarial e Inovação (LAR), liderado pelo Prof. Reinaldo, o artigo foi desenvolvido na Universidade neste ano de 2016 e apresenta a fundamentação teórica sobre solvência atuarial, que segundo o pesquisador, é a avaliação de riscos para determinar a capacidade de honrar os compromissos de uma Instituição Financeira, seja seguradora, banco ou operadora de planos de saúde. “Desenvolvi uma plataforma tecnológica, similar a um aplicativo, na qual o Gestor Atuarial pode realizar as tarefas e análises de maneira fácil, rápida e independente de outros profissionais”, explica o autor.

Conforme conta Prof. Reinaldo, o prêmio, que tem por finalidade promover o conhecimento do estudo atuarial no país, é uma iniciativa do IBA em homenagem ao professor Ricardo Frischtak, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que foi um dos atuários mais respeitados do Brasil. “Ser um dos finalistas dessa premiação me deixa muito feliz. Trata-se do reconhecimento por parte da sociedade de um trabalho desenvolvido em uma universidade federal”, enfatiza.

O pesquisador analisa o artigo como um trabalho inovador, que pode ser considerado um marco em termos de pesquisa na área de solvência atuarial, consolidando o trabalho que vem sendo realizado por docentes e discentes da Universidade. “O curso de Ciências Atuariais da UNIFAL-MG, apesar de muito novo, vem mostrando que tem qualidade e que os alunos podem e devem valorizar a formação que é oferecida na Instituição. O LAR é um exemplo disso, que embora seja recente, já se consolida como um centro de excelência em Atuária no cenário nacional. Por isso, estar entre os finalistas só reforça a força da equipe de professores, que permitem  avançar cada vez mais nas propostas que gostaríamos desenvolver dentro da UNIFAL-MG em termos de pesquisa, ensino e extensão”, pontua.

Comentando a satisfação por ter sido um dos finalistas do prêmio, o professor destaca o apoio recebido de colegas e estudantes no Laboratório de Risco Atuarial e Inovação, bem como a experiência adquirida nos países Nórdicos. “Sou muito grato os meus colegas e alunos que colaboram diretamente comigo dentro do LAR. É importante ressaltar também a minha experiência como membro efetivo do Statistics for Innovation Center, trabalhando nos países Nórdicos. Lá fui fortemente incentivado a aliar a pesquisa a soluções inovadores com benefícios para a sociedade”, acrescenta.

“Simulador capital: uma interface gráfica para análise de solvência atuarial e projeção de requerimento de capital” concorre com outros dois trabalhos selecionados pela comissão julgadora do prêmio. Os três finalistas apresentarão os artigos nesta quarta-feira, 28/09, durante a 74ª Assembleia Técnica Ordinária do IBA, no Rio de Janeiro-RJ, quando então, a classificação final será anunciada.

Prof. Reinaldo Antônio Gomes Marques

Membro do corpo docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas do campus Varginha da UNIFAL-MG, Prof. Reinaldo possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Atuária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e é atualmente, estudante de doutorado no Departamento de Atuária e Estatística na University of Oslo, Noruega and Research Fellow no Statistics for Innovation Center. Tem experiência em análise de dados com ênfase em Atuária, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos quantitativos na análise de risco financeiro e atuarial, teoria e modelagem atuarial, resseguros e métodos computacionais em atuária. Tem atuado também com modelagem estatística e computacional em dados de saúde e meio ambiente. Foi pesquisador visitante no Centre for Health Equity Studies, Stockholm University/ Karolinska Institutet. Realizou visita de curta duração no Isaac Newton Institute for Mathematical Sciences, Cambridge University, Danmarks Tekniske Universitet, Centre for Doctoral Training in Statistics and Operational Research, Lancaster University e Aalborg University, Denmark.