Artigo de mestranda da UNIFAL-MG é destaque no Conselho Regional de Enfermagem

Versão para impressãoEnviar por email
Utilização da acupuntura pelo enfermeiro foi o tema do trabalho repercutido pelo Coren-MG

Ludmila de Oliveira Ruela, acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG, desenvolveu um artigo sobre a utilização da acupuntura pelo enfermeiro como um tratamento complementar durante a assistência. O trabalho, que contou com a orientação da professora Clícia Valim Côrtes Gradim, ganhou repercussão no portal do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MG), em notícia divulgada no dia 05/01.

Confira abaixo:

Mestranda em enfermagem escreve artigo sobre a utilização da acupuntura pelo enfermeiro

A mestranda Ludmila Ruela foi orientada pela enfermeira acupunturista, mestre e pós-doutora (Phd) em Enfermagem, Clícia Gradim

Desde quando começou a se organizar no Brasil, no período colonial, até se tornar a profissão que é hoje, a Enfermagem evoluiu e muito. Ao longo desse tempo, o profissional vem conquistando cada vez mais seu lugar na sociedade e ganhando autonomia em suas ações e formações. Um exemplo deste movimento é a associação da profissão à acupuntura, técnica derivada da Medicina Tradicional Chinesa, criada há mais de dois milênios.

Regulamentada pela Resolução Cofen 326/2008, a acupuntura ganha cada vez mais adeptos, como a enfermeira obstetra, auriculoterapeuta, mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MGl), Ludmila de Oliveira Ruela. Em seu projeto, orientado pela enfermeira acupunturista, mestre e pós-doutora (Phd) em Enfermagem, Clícia Valim Côrtes Gradim, ela avalia a efetividade da auriculoterapia na dor de pessoas com câncer. 

O artigo foi desenvolvido pensando nos benefícios da técnica, observados na prática clínica, em artigos com evidências científicas e na atuação do enfermeiro frente ao paciente. “Abordamos a possibilidade de utilização da acupuntura por enfermeiros como um tratamento complementar durante sua assistência, com o objetivo de cura de doenças e prevenção de agravos, segundo os princípios da Medicina Tradicional Chinesa”, conta Ludmila Ruela.

Confira, abaixo, o artigo na íntegra.

Link original da notícia: http://www3.corenmg.gov.br/corenmg/noticias/12612-mestranda-em-enfermagem-escreve-artigo-sobre-a-utilizacao-da-acupuntura-pelo-enfermeiro.html