Artigo de pesquisador da UNIFAL-MG é selecionado pela Fundação Oswaldo Cruz

Estudo do Prof. Alisson Eugênio sobre doenças de escravos ganhará tradução em inglês

O artigo intitulado “Narrativas sobre doenças de escravos no Brasil” de autoria do professor Alisson Eugênio, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, ganhará tradução em inglês, na revista “História, Ciências, Saúde - Manguinhos”, periódico trimestral da Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fundação Oswaldo Cruz dedicada à pesquisa, documentação e divulgação científica em História das Ciências e da Saúde.

Para informar a seleção do trabalho, a Fundação Oswaldo Cruz enviou mensagem ao autor, ressaltando a qualidade do artigo. “Devido à qualidade de seu próximo artigo a ser publicado, os editores científicos da revista o selecionaram para ser traduzido para o inglês.”

O periódico é a principal revista científica do país, em versão impressa e eletrônica, com indexação no Brasil e no exterior, que dá destaque a artigos e notas de pesquisa inéditos, documentos e imagens de valor histórico, debates, entrevistas e resenhas de livros e produções digitais relevantes para a história das ciências e da saúde.

Segundo o Prof. Alisson, o trabalho contemplado resume o estudo realizado para uma de suas obras que trata sobre a saúde dos escravos. “O artigo em questão é uma síntese do meu livro ‘Lágrimas de sangue: a saúde dos escravos no Brasil da época de Palmares à Abolição’”, conta o autor.

Este é o primeiro livro brasileiro e na América Latina a ser publicado sobre o tema. A obra conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e deve ser publicado ainda este ano pela Alameda Editorial.

O artigo traduzido pela revista “História, Ciências, Saúde - Manguinhos” estará disponível somente na versão eletrônica, junto ao artigo no idioma original.