Artigos e matérias repercutem o Simpósio “Lubral” em Portugal e no Brasil

Cobertura geral do evento na PUC Minas e na UNIFAL-MG
Público durante conferência de Peter Trawny (Alemanha) na PUC Minas, Poços de Caldas

Após a realização do Simpósio Internacional de Filosofia, Comunicação e Subjetividade: luso-brasileiro-alemão (Lubral 2016), ocorrido de 16 a 21/11 na PUC Minas - Campus Poços de Caldas e na UNIFAL-MG - sede em Alfenas, copromovido também pela Universidade da Beira Interior (UBI), de Covilhã, Portugal, com o apoio da FAPEMIG, jornalistas e professores publicaram, em Portugal e no Brasil, matérias e artigos repercutindo o evento e sua perspectiva de uma próxima edição no continente europeu.

O jornal Urbi et Orbi, órgão oficial da UBI, publicou avaliação positiva do diretor do LabCom.IFP/UBI, professor João Carlos Correia, que participou por videoconferência do “Lubral 2016”. A matéria comenta a reunião internacional entre os organizadores ocorrida ao final do evento, bem como a perspectiva positiva do mesmo realizar-se em 2018 em Portugal. Acesse a matéria no jornal Urbi et Orbi

Além disso, o professor André Barata (UBI) publicou artigo na seção de “Opinião” do jornal O Interior, de Portugal, no qual também avalia as realizações do “Lubral 2016” e inclusive comenta a luta que ocorre no Brasil contra o projeto da PEC do congelamento de gastos públicos, comparando com uma situação vivida também em Portugal, no início do governo Passos Coelho, que foi primeiro ministro português entre 2011 e 2015. Leia o artigo no jornal O Interior

Por sua vez, o jornalista e professor brasileiro, Niva Miguel, publicou artigo fazendo uma cobertura histórica sobre a realização do “Lubral 2016”, documentando detalhes de sua programação dia a dia, a composição de suas mesas, seus temas e autores convidados. Leia o artigo no site do “Lubral 2016”

Na UNIFAL-MG - sede em Alfenas, destaca-se que o “Lubral 2016” foi conjugado à segunda edição das “Conferências Humanísticas”, evento do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), copromovido pelo Grupo de Pesquisa “Filosofia, História e Teoria Social”, que encerrou o Simpósio com a reedição da conferência do Prof. Christoph Türcke, de Leipzig (Alemanha), ministrada também na PUC de Poços de Caldas. Em Alfenas os conferencistas foram recepcionados na nova Sala V100, espaço de convivência criado pelo ICHL que veicula homenagem ao filósofo alemão Walter Benjamin.

Veja fotos das mesas de conferências, das apresentações culturais e de outros momentos representativos do evento, na Galeria de Imagens ao final desta notícia. Já os Cadernos de Resumos das comunicações confirmadas se encontram disponíveis para leitura e download no site do “Lubral 2016”.

Em Poços de Caldas, cidade que sediou a maior parte do evento, destaca-se que a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade em plenário, Moção de Congratulações à organização do evento, destacando sua importância, abrangência e diversidade temática.

Afora a imprensa regional escrita e sites de associações nacionais de Pós-Graduação que divulgaram o evento (ANPOF - Filosofia, ANPOLL - Letras e Linguística, ANPEPP - Psicologia e INTERCOM - Soc. Bras. de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), o “Lubral” também recebeu, durante a sua realização, relevantes coberturas da imprensa televisiva regional – uma delas já mencionada no jornal Urbi et Orbi –, nas quais organizadores, conferencistas convidados e público participante expuseram ideias, expectativas e fizeram suas avaliações do evento.

Assista cobertura do começo do evento, pela TVPlan
Assista entrevistas sobre as sessões de comunicações, pela TVPoços
Assista matéria sobre a parte final do evento, pela EPTV

“Hiperativos!”, novo livro de Christoph Türcke (Alemanha) no Brasil, é lançado na PUC Minas e na UNIFAL-MG, Alfenas