Calouros participam de atividade com os veteranos na Quadra Poliesportiva

Prace promoveu apresentação de projetos, experiências compartilhadas e sorteios

Com a frase de Cora Coralina: “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”,  a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, abriu o encontro dos calouros com os veteranos na tarde desta quinta-feira, 12/03, na Quadra Poliesportiva da sede da Universidade.

Utilizando a “caminhada” como tema, Profa. Fátima fixou na entrada da quadra, palavras que remetem às atitudes que os novos alunos deverão ter durante a caminhada na UNIFAL-MG. Algumas delas são: audácia, paciência, humildade, caminho, prudência, gentileza, otimismo, respeito, entusiasmo, meta, objetivo, confiança e cidadania.

Após a apresentação, a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis convidou dois alunos egressos do curso de Farmácia para falarem sobre suas experiências na trajetória durante a graduação.

Sandro Chaves, que agora é mestrando, incentivou os alunos a participarem das inúmeras oportunidades oferecidas pela Universidade. Em seguida, o aluno João Ricardo Bueno de Morais Borba contou sua experiência como integrante do Programa Ciência sem Fronteiras, pelo qual esteve em mobilidade no Canadá.

Os calouros prestigiaram também a apresentação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão feita pela servidora Mayra Pettersen, tradutora e intérprete de Libras. Mayra falou sobre as ações do Núcleo e traduziu a experiência de vida, contada em Libras, pela professora Thais Abreu.

Na sequência, Profa. Fátima convidou os representantes dos projetos desenvolvidos na Universidade para explicarem um pouco sobre a atuação de cada um. Entre os presentes, estiveram: a Agência de Inovação e Empreendedorismo; as empresas juniores Biotec Inova e FarmAlfenas; a Aliança Bíblica Universitária (ABU); o projeto “CalorUmano” do grupo PET Nutrição; a organização Enactus; representante das atividades do curso de Fisioterapia; o projeto de extensão voltado para a conscientização e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis; o projeto Rondon e o PET do curso de Letras.

Sorteios

A Prace realizou o sorteio de diversos brindes entre os presentes. Os veteranos que participaram da Pesquisa Nacional do Perfil dos Graduandos (Andifes), concorreram ao sorteio de uma bicicleta, oferecida pelo Grupo Zema (Eletrozema S/A). A ganhadora foi a aluna do curso de Farmácia, Tainá Peres Passos.

Entre os calouros foi realizado o sorteio de um tablet, oferecido pela empresa responsável pelo Restaurante Universitário, Nutri Star Refeições Coletivas Ltda. O sorteado foi o recém-chegado aluno do curso de Odontologia, Leonardo Souza de Carvalho.

No encerramento, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis fez a entrega dos crachás aos ingressantes. O momento contou ainda, com a apresentação musical dos integrantes do projeto Camerata Theophillus, Edmar Soraggi de Amorim Filho e João Pedro Boroni.