Atividades de integração promovem a saúde física e emocional dos calouros

Programação envolveu apresentação de projetos culturais e de promoção à saúde da UNIFAL-MG

Durante o mês de setembro, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) promoveu diversas atividades de acolhida ao calouro. Além de realizar encontro dos novos estudantes com a Reitoria e com representantes das unidades acadêmicas e administrativas nos campi, também possibilitou que conhecessem projetos culturais, esportivos e de promoção à saúde da Universidade.

Integrada à campanha nacional de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, a Prace organizou diversas ações em parceria com o Núcleo de Atenção Farmacêutica (NAFAU) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Escola de Enfermagem e Pró- Reitoria de Extensão, e com a colaboração da Secretaria de Saúde Municipal de Alfenas e do Programa Cidade Escola da Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas. Assim, além de envolver os veteranos dos cursos de Biologia, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Química, Medicina e também alunos do Diretório Central dos Estudantes na apresentação de ações extensionistas e compartilhamento de experiências sobre a vida universitária, a Pró-Reitoria também promoveu apresentações musicais, oficina de desenho e pintura, dança, alongamento, ginástica, treinamento funcional e teatro, além da Roda de Conversa sobre o tema “Prevenção ao Suicídio”, realizada em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha.

“As atividades culturais e artísticas contribuem para a promoção da saúde física e emocional e para novas formas de convívio e sociabilidade nos campi universitários e entre os campi”, diz Vânia Regina Bressan, pró-reitora adjunta da Prace. De acordo com Vânia, tais atividades valorizam a cultura popular e o resgate das culturas tradicionais nos processos de inclusão e de socialização, essenciais para o sucesso na vida acadêmica.

Os novos estudantes também receberam da Prace, canecas renováveis em substituição aos copos descartáveis para utilização na UNIFAL-MG e, ainda, orientações sobre o uso do crachá.