CEAD realizará audiência pública sobre institucionalização da modalidade EaD

Dia 26/04, a partir das 13h, no auditório Dr. João Leão de Faria

"A EaD e sua institucionalização" será o tema de uma audiência pública que será realizada pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UNIFAL-MG, no dia 26/04, no auditório Dr. João Leão de Faria.

Conforme a organização, a temática da institucionalização da Modalidade de Educação a Distância tem por objetivo o aprofundamento da UNIFAL-MG em um debate necessário e atual que vem sendo realizado entre as IFES que aderiram desde 2007 ao sistema UAB em torno de questões como: O que deve ser compreendido como EaD? Em que medida esta modalidade se distingue da modalidade presencial? Em qual sentido estas duas modalidades divergem e poderiam convergir? Qual a fronteira que deve se estabelecer entre o que se concebe como educação presencial e a distância? O que significa institucionalizar esta modalidade educacional em uma Universidade Publica? Quais as implicações de sua institucionalização para o desenvolvimento da UNIFAL-MG como universidade? Quais ações de natureza acadêmica, pedagógica e administrativa necessitam ser desenvolvidas para viabilizar sua institucionalização?

"Existe uma série de outras questões que vêm sendo colocadas em pauta entre as universidades federais e pretendemos abordá-las ao longo deste ano em outros eventos como este. Contudo, neste primeiro evento germinal e preliminar, a proposta é apresentar uma análise e abrir um diálogo com foco no que está posto na atualidade da conjuntura nacional refletindo sobre a trajetória dos cursos de Licenciatura EaD da UNIFAL-MG", comenta a coordenação do evento, acrescentando que a audiência tem como motivação subsidiar a elaboração do dossiê: A Modalidade de Educação a Distância e sua institucionalização na UNIFAL-MG, que está sendo elaborado pelo Núcleo Acadêmico e Pedagógico do Centro de Educação Aberta e a Distância. "Neste evento busca-se um diálogo aberto com toda a sociedade e comunidade universitária em que serão apresentadas as condições atuais nas quais se encontra o desenvolvimento desta modalidade educacional em nossa Instituição", finalizam os organizadores.

Confira a programação:

Inscrições pelo CAEX até 25/04.

Com informações: Marcos de Abreu Nery, servidor técnico do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UNIFAL-MG